Crea-PE

Eudes de Souza Leão Pinto é homenageado na Alepe nesta segunda-feira

EUDESSOUZALEAOO engenheiro agrônomo, professor e presidente da Associação Brasileira de Ciência Agronômica Eudes de Souza Leão Pinto, será homenageado, nesta segunda-feira (09), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento, proposto pelo requerimento n° 1028, do deputado estadual Ricardo Costa, é uma referência aos 95 anos de vida do professor. A reunião solene começa às 18h, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco, no bairro da Boa Vista.

Eudes de Souza Leão Pinto  nasceu em 08 de julho de 1920, no Recife. Em 1937, foi o 1° colocado no vestibular de Agronomia.  Foi nomeado Secretário de Estado de Agricultura, Indústria e Comércio no governo  de Etelvino Lins, período no qual desenvolveu importantes atividades e projetos, tendo criado os seguintes serviços: Defesa do Solo, Defesa Fitossanitária com povilhamento e pulverização por avião; Criação da Companhia de Armazéns Geral e Silos (CAGEP); Apoio às Cooperativas e Associações Rurais, expandindo o Crédito Rural.

Recebeu o Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em virtude das suas ações científicas, técnicas, econômicas e sociais para o bem do Estado e da Nação, independentemente do cumprimento das ações docentes no âmbito dessa Universidade, bem como por haver honrado a profissão de Engenheiro Agrônomo e desempenhado com competência suas funções extra-universidade ao longo dos seus 67 anos de atividades profissionais.]

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

 

Pular para o conteúdo