Evandro Alencar marca presença em inauguração do novo Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPE

A convite do Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, e do Coordenador do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, professor Paulo Roberto Maciel Lira, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar esteve presente, na manhã desta terça-feira (12), na inauguração do LITPEG – Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis, localizado no campus Recife.

O espaço, totalmente financiado pela Petrobras, apresentou um custo em torno de R$ 76,5 milhões. Considerado um dos maiores investimentos de uma estatal em um único projeto em universidades, conseguiu reunir atividades de 12 laboratórios, vinculados ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), envolvendo ainda, docentes do Centro de Informática (CIn) e do Núcleo Tecnológico do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

O complexo de edificações do instituto abrange uma área de aproximadamente 13 mil m² e é composto por um bloco de laboratórios de sete pavimentos (12 mil m²), um galpão para instalação de plantas pilotos (830 m²) e um bloco técnico, com 228 m².

Com o objetivo de integrar ações que visem o desenvolvimento de atividades de pesquisa, inovação, ensino e extensão em caráter multidisciplinar, em diversas áreas da indústria do petróleo, gás e biocombustíveis e afins, o instituto, segundo o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, vai agrupar conhecimento dos mais relevantes que há em Pernambuco e no Nordeste, exportando esse conhecimento para todo o Brasil.

Além da participação do presidente do Conselho, o evento também contou com a presença de importantes nomes da Engenharia no Estado, como o engenheiro civil prof. Mário Antonino, presidente da Academia Pernambucana de Engenharia, e do engenheiro civil Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Evandro Alencar, reitor da UFPE Anísio Brasileiro e o coordenador do LITPEG, Paulo Lira.