Capa > Destaque > Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais em Pernambuco

Fundação Terra lança campanha para sensibilizar contribuinte a doar parte do Imposto de Renda. Receita Federal diz que destinação ainda é muito baixa

Você sabia que uma parte do seu Imposto de Renda pode ser doada para ajudar no futuro de crianças e adolescentes? Muita gente não sabe, mas a lei brasileira permite a toda pessoa física destinar até 3% do valor total do Imposto de Renda (IR) a instituições que desenvolvem projetos sociais, como a Fundação Terra. Desta quinta-feira (07/03) até o dia 30 de abril, quem for acertar as contas com o Leão pode tomar uma atitude generosa e ajudar a fazer o bem. Para despertar essa consciência, a instituição social de Padre Airton Freire promove uma campanha cuja proposta é sensibilizar o cidadão a ingressar nessa corrente solidária e doar parte do seu IR. E o melhor de tudo é que não precisa tirar um centavo a mais do bolso.

Segundo a Receita Federal, no ano passado, devido ao desconhecimento dos contribuintes, apenas 3,01% do potencial de R$ 100 milhões foram destinados para projetos sociais em Pernambuco. “Certamente, se as pessoas tiverem conhecimento que parte do que elas pagam para o Leão pode ser destinada para um projeto social sério e que ajuda a centenas de crianças carentes do Sertão de Pernambuco, elas contribuíram”, afirma Chames Balladares, coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra.

Para que o valor seja direcionado para a manutenção dos programas da instituição, no momento de informar para qual fundo deseja enviar sua doação, o contribuinte deve optar pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) de Arcoverde, onde fica a sede da instituição. Posteriormente, os valores doados irão proporcionar um futuro mais alentador para quase 1.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

O procedimento é muito simples e, no site da Fundação Terra www.fundacaoterra.org.br ou no link Filipeta_DSD_2019_RS é possível conferir o passo a passo de como fazer a doação via IR. Mais informações: (87) 3821-1542 e (87) 99991-1914 (WhatsApp).

Sobre A Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

Fonte: Fundação Terra