Evandro Alencar participa de eventos no Interior do Estado

O presDSCF6425idente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, esteve, durante a quinta e sexta-feira (10 e 11), em três cidades do Interior do Estado, onde cumpriu agenda institucional.

Primeiro em Pesqueira, Evandro Alencar participou, como palestrante, do 3º Encontro de Construção Civil, promovido pelo Instituto Federal Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira, onde falou sobre as ações do Conselho, com destaque, para o Crea Júnior-PE. Para os alunos dos cursos técnicos de Edificações e Eletrotécnica, explicou a importância de se aproximarem do Conselho para, antes mesmo de formados, entenderem como funciona o órgão. Também falou da importância da Instituição de Ensino se organizar para ter representação no plenário do Crea-PE.

“Queremos reparar as anomalias do Sistema com relação aos técnicos, para tanto utilizo o espaço do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse Evandro Alencar se referindo ao pouco espaço alcançado pelos técnicos ao longo dos anos, no Sistema.

Para informar sobre a principal atividade do Conselho o presidente disse “fiscalizar não é atividade fim do Crea-PE, ela é o meio para alcançarmos a nossa função primeira que é garantir a proteção da sociedade fiscalizando os empreendimentos e serviços de Engenharia, como as obras e a utilização de agrotóxicos, por exemplo,”, disse Evandro Alencar.

Sobre as ações que estão sendo implementadas no Crea-PE, Evandro Alencar falou sobre o Comitê Tecnológico Permanente (CTP), que irá propor alternativas para os problemas do Estado, inerentes as áreas abrangidas pelo Sistema e sobre o Crea Móvel, que atenderá aos profissionais e empresas que se encontram nos locais aonde o Crea ainda não chega.

As Fiscalizações Dirigidas, melhorias nas instalações físicas da sede e das Inspetorias Regionais, implantação do Sitac, que possibilitará atendimento 100 por cento on line aos profissionais e empresas, Plenárias Itinerantes e a criação e implantação do Colégio de Entidades Regionais, Colégio de Instituições de Ensino, Colégio de Inspetores e o Grupo de Ação das Câmaras Especializadas, também foram ações destacadas pelo presidente do Crea-PE, para a plateia composta por alunos, professores e por profissionais do Sistema.

Satisfeito, o presidente também falou do contrato de doação firmado entre o Crea-PE e Insole Indústria e Comercio de Tecnologia Ambiental Ltda de Recife do Grupo ATP, que fará a doação do Sistema de Energia Solar da sede do Crea-PE e da Inspetoria de Petrolina.

Após concluir a sua apresentação e responder a algumas perguntas, o presidente passou a palavra para o diretor Regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) Pernambuco, Augusto Nogueira, que explicou ao público presente quais os objetivos da Mútua, quem tem direito aos benefícios e os juros aplicados pela Caixa.

DSCF6450De Pesqueira, Evandro Alencar seguiu para Arcoverde onde participou de um encontro com profissionais da Região. Falando sobre os planos da sua gestão, o presidente explicou à plateia que tem como principal objetivo reaproximar o Crea-PE dos profissionais, empresas e da sociedade. “Com este encontro, fica muito claro para mim, que somos nós que temos que buscar nos aproximar de vocês, se não provocarmos oportunidades como estas vocês não virão para perto de nós”, disse o presidente se comprometendo a fazer o mesmo em todos os locais onde o Crea-PE deve estar presente.

DSCF6462Juntamente com Evandro Alencar estavam também, os diretores Geral e Financeiro da Mútua, Augusto Nogueira e Judson Galindo, respectivamente, que falaram aos profissionais sobre os produtos oferecidos pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PE (Mútua), inclusive sobre o novo benefício Energias Renováveis que, a partir de proposta do presidente Evandro Alencar passa a ser oferecido aos profissionais associados da Mútua a partir de janeiro de 2016. O grupo ainda visitou a Inspetoria Regional do município, onde foi colocado um banner da Mútua, com a finalidade de divulgar as ações da Caixa e possibilitar que os benefícios sejam também oferecidos aos profissionais do Interior.

Ainda para o mesmo grupo de profissionais foi feita, por Gilton Medeiros, representante da Insole, uma palestra sobre energia solar,DSCF6477 suas vantagens e benefícios.

A próxima parada foi em Garanhuns onde, a convite da presidente da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), professora Giane Lira, o presidente participou da solenidade de colação de grau da primeira turma de engenheiros civis da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (Faceg), mantida pela autarquia de ensino.

DSCF6516Convidado a falar para os concluintesDSCF6520 do curso, o residente lembrou os compromissos que devem nortear a carreira profissional dos futuros engenheiros e engenheiras e disse que o Crea-PE está de portas abertas para receber a todos, já que só registrados no Conselho poderão exercer suas atividades profissionais.

DSCF6527Na manhã da sexta, antes do retorno ao Recife, Evandro Alencar e Augusto Nogueira também estiveram na sede da Inspetoria de Garanhuns, onde também foi afixado um banner da caixa de assistência com o objetivo de interiorizar os benefícios oferecidos pela instituição financeira sem fins lucrativos, a exemplo do que também foi feito na Inspetoria de Arcoverde. IMG_3421

Dilma Moura

ASC do Crea-PE