Crea-PE

Evandro Alencar participa de solenidade em comemoração aos 85 anos do Crea-PR

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar prestigiou, na segunda-feira (10), a solenidade em comemoração aos 85 anos da criação do Conselho paranaense. Na comemoraçao, além do presidente Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, o presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger, o vice-governador Darci Piana, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o presidente da Mútua, Engenheiro Civil Paulo Roberto Guimarães, e outras autoridades. Na oportunidade aconteceu o descerramento da foto do presidente Krüger, que passa a fazer parte da Galeria de Presidentes do Crea-PR.

Na abertura do evento foi lançado o vídeo comemorativo dos 85 anos, que conta uma breve história do Crea-PR e como aconteceu a evolução e inovação no Conselho. Em seguida, com a presença do superintendente Estadual de Operações dos Correios do Paraná, Paulo Cezer Kremer dos Santos, foi realizado o lançamento do selo com a marca dos 85 anos do Crea-PR, que destaca a engrenagem, símbolo das Engenharias, construída com elementos mais dinâmicos e modernos. A peça filatélica será utilizada nas correspondências do Conselho e fica à disposição para a sociedade, tornando-se um objeto histórico. As primeiras obliterações foram realizadas pelo presidente Ricardo Rocha, presidente Joel Krüger e o vice-governador Darci Piana.

Homenagens – O deputado estadual professor Lemos entregou ao presidente do Crea-PR Ricardo Rocha, uma placa de menção  honrosa, em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, concedendo Voto de Congratulações ao Crea-PR pelas comemorações alusivas aos 85 anos do Conselho.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Engenheiro Civil Ivan Ricardo Fernandes, homenageou o presidente do Confea, Joel Krüger, entregando uma placa e uma comenda em agradecimento pelos serviços prestados durante sua gestão como presidente do Crea-PR, nos anos de 2012 a 2017, especialmente pelo trabalho na área de prevenção de incêndios.

A história da Engenharia e do Crea Paraná – O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, iniciou sua fala mostrando aos presentes um mapa do Paraná de 1934, onde destacou já na época grandes obras de Engenharia na área de transportes. Em seguida falou de diversas obras e fatos históricos ao longo dos anos, enfatizando que “as mãos dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências estão em todas as ações pelo desenvolvimento do Paraná, e certamente o Crea-PR está envolvido nisso, por meio da valorização e fiscalização pelo exercício ético das profissões”. E complementa: “não sabemos como será o futuro, o que teremos daqui alguns anos com o desenvolvimento, mas com certeza o Crea-PR estará presente nesta caminhada e neste futuro ajudando no desenvolvimento do Paraná”. O Conselho trabalha cada vez mais com a inovação no atendimento das demandas dos profissionais, modernizando os sistemas e processos, caminhado sempre para o futuro. Para finalizar, o presidente cita José Saramago em uma frase que fica para reflexão: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

O Engenheiro Civil Paulo Guimarães, presidente da Mútua, parabenizou o Crea-PR e agradeceu porque “a Mútua sempre esteve em parceria com o Crea-PR, na nova sede em Curitiba tem uma área de atendimento do Conselho, em parceria já firmada com o presidente Joel, trabalhamos em conjunto”. Ele destacou ainda o “planejamento do Crea-PR, pois agora foi desenvolvido um plano de parceria por um ano, já organizando todos os trabalhos que serão realizados em conjunto nesse período”. Para o Engenheiro, “o Crea-PR é um exemplo de atuação ética e trabalho com planejamento”, diz.

O arquiteto Armando Strambi, presidente do Crea-PR na gestão 1973 – 1978, representando todos os presidentes de gestões anteriores, disse estar honrado em participar deste momento. “Lembro com saudades quando comemoramos 40 anos do Crea-PR durante a minha gestão, e agradeço pela colaboração de todos os conselheiros e colegas que se dedicaram sempre pelo bom desenvolvimento do Conselho, atendendo as demandas dos profissionais. Que o Crea-PR continue neste bom caminho que vem traçando há 85 anos”, declara.

O presidente do Confea, Joel Krüger, afirmou ser uma grande alegria estar presente neste momento de comemoração do Crea-PR, saudando a todos os presentes. “É com muito orgulho que passo a integrar oficialmente a Galeria de Presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, um momento muito especial que ficará para sempre em minha memória”. Para ele, “o Crea-PR exerce papel fundamental, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das profissões tecnológicas e da infraestrutura paranaense. O Crea-PR é uma instituição pública que é orgulho para nós e muitos profissionais que ajudaram a construir essa história. Parabenizo aqui todos os presidentes de gestões anteriores, conselheiros, inspetores, presidentes e diretores de entidades de classe, também  instituições de ensino e, principalmente, profissionais e funcionários que ajudaram a edificar essa belíssima história de 85 anos”. E finaliza: “sou grato a todos e parabéns ao Crea-PR, em nome do Confea”.

O vice-governador Darci Piana parabenizou o Crea-PR, em nome do governador, “pelo trabalho extraordinário que tem feito, pois a história mostra o quanto o Conselho e os profissionais da área fizeram pelo desenvolvimento do Paraná e do país. O Crea-PR é uma instituição de respeito”. Piana destacou o trabalho dos engenheiros agrônomos, que está fazendo do Estado um celeiro mundial, e de todas as áreas das Engenharias e Geociências, que estão desenvolvendo e preparando o Paraná para o futuro.

Galeria de Presidentes

Na sequência do evento de comemorações ocorreu o descerramento da foto do presidente de gestão anterior, Joel Krüger, que passa a fazer parte da Galeria de Presidentes do Crea-PR. Acompanharam o ato sua família, presidentes de gestões anteriores do Crea-PR e presidentes de Creas. Krüger recebeu uma placa de homenagem, das mãos do presidente Ricardo Rocha, pelos relevantes serviços prestados durante sua gestão como presidente do Crea-PR.

Aconteceu também o lançamento da placa comemorativa aos 85 anos do Sistema Confea / Crea, da qual foi entregue uma réplica ao presidente Ricardo Rocha, afirmando os 85 anos de compromisso pela valorização profissional, ética, fiscalização e defesa da sociedade, e o reconhecimento a todos os profissionais, empresas, Instituições de Ensino e funcionários que ajudaram a construir esta história.

Presenças

Prestigiaram o evento os presidentes Engenheiro Civil Antônio Carlos Aragão do Crea-PB, Engenheiro Civil Evandro Alencar, do Crea-PE, e o Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli, do Crea-SP; a deputada federal Engenheira Civil Leandre Dal Ponte; os presidentes de gestões anteriores do Crea-PR Engenheiro Civil Ivo Gilberto Martins, Engenheiro Agrônomo Luiz Antônio Rossafa e o Engenheiro Agrônomo Álvaro José Cabrini Jr., além da diretoria, conselheiros, gerentes e funcionários do Crea-PR.

 

 

Skip to content