Evandro Alencar se reúne com secretário de Administração e fala dos interesses das categorias que representa

Milton_coelhoCom o objetivo de estreitar as relações institucionais entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e os diversos segmentos que têm interface com o Conselho, o presidente Evandro Alencar  irá cumprir uma agenda que atenda essa demanda e abra um canal de negociações institucionais que facilite a ação do órgão, valorize as profissões que compõem o Sistema Confea/ Crea e Mútua e garanta o atendimento das demandas da sociedade. Nesse sentido, o presidente Evandro Alencar, o vice-presidente, Waldir Duarte Costa, e o chefe de Gabinete do Conselho, Joadson de Souza Santos, estiveram reunidos, na tarde da quinta-feira (03), na sede da Secretaria Estadual de Administração (SAD), com o secretário Milton Coelho.

Na pauta do encontro, a apresentação como novo gestor do Conselho e um breve relato sobre as principais ações que já implementou durante os oito primeiros meses de mandato. “Estamos fazendo grandes investimentos na fiscalização, no parque tecnológico e em outras áreas estratégicas do Conselho. Acabamos de propor a criação e, conseguir a provação, de uma linha de crédito para ser ofertada aos profissionais do Sistema, por meio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), que garantirá subsídio para projetos de energias renováveis para profissionais de todo o País ”, afirmou.

“Também com o objetivo de nos aproximarmos das questões de interesse social e econômico do nosso Estado, estamos provocando discussões a exemplo, do fórum Recife e o Hub da Latam que realizamos em agosto. Outro debate que queremos promover diz respeito a obra da Transnordestina. Esse empreendimento é muito importante para Pernambuco e precisamos garantir a sua continuidade”, disse o presidente do Crea-PE, acrescentando que “queremos mostrar que o Crea-PE está vivo e que quer ajudar no que for preciso”, concluiu.

Em seguida, Evandro conversou com o secretário sobre as precárias condições salariais dos engenheiros que fazem parte do quadro do Estado. Para explicar melhor a situação, Evandro Alencar disse que a categoria tem percebido salários de aproximadamente R$ 1.5 mil e que, em conversa com o governador Paulo Câmara havia discutido o problema que atinge apenas 70 servidores. “Considerando o pequeno número de profissionais que se encontra com seus salários defasados, entendemos que possa haver um canal de discussão que possibilite a mudança dessa condição, já que o impacto financeiro é mínimo”, disse Alencar.

Concordando que o salário é incompatível com a importância da categoria, o secretário explicou que, por estar no chamado limite prudencial de comprometimento com a folha de pagamento, não poderá conceder aumento salarial, em curto e médio prazos à categoria. No entanto, sugeriu que a Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros das Entidades da Administração Direta e Indireta do Estado de Pernambuco (Assaepe), em nome de quem Evandro Alencar está buscando entendimentos, elaborasse uma proposta que possa, se não atender completamente, ao menos minimizar as distorções e outra proposta, para ser discutida num momento futuro onde haja a superação da crise que atinge não só o Estado, mas o País.

Apesar de não apontar uma solução definitiva para a questão, o secretário disse que pretende, assim que possível, criar mecanismos de valorização do quadro de engenheiros do Estado, assim como aumentar o número de profissionais a serviço da administração pública. “Sou advogado, mas defendo que algumas profissões como as de engenheiros e médicos, têm importância fundamental para as organizações e para a sociedade”, disse o secretário.

Por fim, após ouvir do secretário que “é importante saber que o Crea-PE está voltando a ser uma alavanca para a economia do nosso Estado”, Evandro reafirmou o seu objetivo de gerir um órgão atuante e participativo. “Queremos ser proativos. Queremos ser parceiros do Estado”. Em resposta o secretário acrescentou “e nós queremos essa parceria”.

Interlocução
Logo que concluiu a reunião com secretário de Administração, Milton Coelho, o presidente Evandro Alencar convocou uma reunião com representantes da Assaepe e com o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Freitas, com o objetivo de repassar as informações das tratativas que foram iniciadas com o secretário.

Na manhã da sexta-feira (04), o presidente Evandro Alencar e o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, se reuniram com a presidente da Assaepe, Paula Albuquerque, com o diretor Tesoureiro, Antônio Fernando Costa Lima Cavalcanti, e com os membros da Associação Eratóstenes de Andrade Ribeiro Viana, também Inspetor Regional do Crea-PE, em Gravatá, Joaquim Barros e Maria José Marinho Batista.

Na reunião o presidente informou que o canal para uma negociação foi aberto e que agora, caberá a elaboração de uma proposta que contemple as necessidades da categoria, após o que, será marcado uma nova reunião com o secretário Milton Coelho.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE