Crea-PE

Crea-PE apoia campanha de doação de sangue para engenheiro com câncer

Evandro_DSO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) entra na luta pela vida e convida todos os profissionais do Estado a participarem da campanha de doação de sangue para o engenheiro Luiz Sérgio Sieber Padilla, de 37 anos. Lula, como é conhecido o profissional, recebeu o diagnóstico de um câncer no sangue no fim do ano passado e agora precisa de doações. A decisão do Crea-PE foi aprovada pela diretoria do Regional nesta terça-feira (08). Na manhã desta quarta-feira (09), o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar,  deu a sua contribuição com a iniciativa fazendo a doação de sangue.

Além de Evandro, o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, a coordenadora do Crea Júnior Pernambuco, Bárbara Alcântara, e a membro do Crea Júnior Juliana Barros Lima também foram doar sangue para o engenheiro . Após o diagnóstico do câncer, um linfoma, o engenheiro começou o tratamento. Com a quimioterapia, o corpo começou a reagir, e a cura parecia certa. Mas a família dele ficou preocupada quando, meses depois, a doença voltou. O engenheiro começou a melhorar, com outros medicamentos e outro tipo de remédio: a irmã dele vai fazer uma doação de medula. No entanto, após o transplante, Lula vai precisar de doações de sangue.

De acordo com especialistas, até que essa nova medula comece a funcionar, ele fica sem produzir sangue, dependendo exclusivamente de transfusões.

Transplantes
De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, existem 1.302 pessoas na fila de espera para o transplante de órgãos. Alguns deles precisam do transplante de medula óssea, e qualquer pessoa pode ser doadora. Para isso, é preciso se inscrever num cadastro nacional que, no Recife, é feito na unidade do Hemope.

Onde doar?
GSH-HEMATO
Av. Lins Petit, 264 Ilha do Leite/Recife
De Seg a Sab – Das 7h às 18h
Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos
Quer saber mais sobre a campanha? Clique aqui

Requisitos básicos para doação

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.

 

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

Pular para o conteúdo