Fiscalizações Dirigidas do Crea-PE combatem infrações nos quatro cantos do Estado

Programada para acontecer da segunda a sexta-feira (26 a 30.10), na cidade do Paulista e municípios que compõem o mapa da área de atuação da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), a Fiscalização Dirigida continua trabalhando com afinco no propósito de valorizar os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, fazendo intervenções que resultam  na contratação de profissionais habilitados, registro de profissionais e empresa, Registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de Serviços e obras e demais ações que visam garantir a segurança da sociedade e o cumprimento das leis que regem o Sistema Confea/Crea e Mútua

Para tanto, as equipes estão, desde agosto, quando retomaram o trabalho presencial, atuando em regiões do estado, com embasamento legal para inibirem as infrações que são cometidas de várias formas.

Os agentes fiscais são coordenados pela gerente de Fiscalização do Crea-PE, Aldenice Koga e pelo chefe Regional da Fiscalização Fábio Gilnei que contam ainda com a colaboração dos inspetores, regionais que têm como missão representar o presidente do órgão em todos os fóruns onde haja a representação do Conselho pernambucano nas cidades e regiões onde estão localizadas as 14 inspetorias regionais do Conselho.

Assim como nas demais ações realizadas, a Fiscalização Dirigida da cidade do Paulista apresentou resultados significativos nos primeiros dias do trabalho que contempla todas as áreas de atuação, especialmente as demandadas pelas Câmaras Especializadas de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho.

De acordo com o chefe Regional Fábio Gilnei, foram realizadas vistorias nos contratos de serviços de manutenção terceirizados por shoppings e supermercados. Além desses, no primeiro dia foram realizadas 30 ações que envolveram vistorias em 2 pontos de comercialização de produtos agropecuários CEAG, 1 supermercado CEEMQ, 1 shopping center CEEMQ, 1 provedor de Internet CEEE, 23 construções civis CEEC, 1 empresa de refrigeração CEEE, 1 agência da Caixa Econômica Federal CEEC e 3 empresas de dedetizações CEAG.

Satisfeita com os resultados obtidos, a gerente Aldenice Koga diz que as Dirigidas são importantes na solução de problemas que causam prejuízos aos profissionais, a sociedade e são excelentes oportunidades de responde à pergunta de muitos com relação a utilidade do Crea, explica.

Na terça-feira as intervenções verificaram, que na obra de mais uma unidade de uma grande rede de supermercados, as empresas contratante e contratada eram registradas em Goiás, sem vistos no Crea-PE. Também as ARTs de execução foram registradas em Goiás configurando infração por falta de visto para atuar em estado diferente daquele em que foi feito o registro profissional. De acordo com informações das equipes foram encontradas quatro ARTs de empresas sem vistos para atuarem em Pernambuco.

Também com excelente desempenho, os agentes fiscais obtiveram os seguintes resultados na terça-feira (27.10): 22 construções civis CEEC; 3 farmácias CEEC; 1 empresa mecânica CEEMQ; 1 empresa de manutenção elétrica CEEE; contratos de manutenção de 1 shopping center e 1 posto de combustíveis CEEMQ.

Os números dos dois primeiros dias são ainda mais significativos quando observamos que há uma alta de infrações que estão sendo coibidas pelas Dirigidas. Na quarta-feira (28.10), vistorias realizadas nos municípios de Abreu e Lima e Itapissuma geraram 40 ações fiscalizatórias sendo:  1 provedor de Internet CEEE; 1 empresa de perfuração de poços CEEGM; 1 empresa de coleta de resíduos CEEC; 1 comercio de produtos da agropecuária CEAG; 5 indústrias CEEMQ; 3 postos de combustíveis CEEMQ; 6 farmácias CEEC; 1 shopping center (verificação de contratos terceirizados nas diversas modalidades) e; 21 construções civis CEEC.

O presidente do Crea-PE Evandro Alencar confirma a permanência das ações até o mês de dezembro e fala da satisfação na obtenção dos resultados que estão sendo contabilizados.

Acompanhe aqui qual a próxima cidade que receberá as equipes da Fiscalização Dirigida do Crea-PE.