O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, integrou a programação do primeiro dia do evento

A capital pernambucana está recebendo um encontro estratégico para promover a colaboração entre diferentes atores e otimizar as ações em saneamento e saúde ambiental no estado. Promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o seminário “Pacto pela Retomada de Parcerias – Atuação da Funasa em Pernambuco”, acontece desta quinta (18) até a sexta-feira (19), no Recife. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, integrou a programação do primeiro dia do seminário.
A iniciativa busca alinhar esforços e discutir estratégias para fortalecer a atuação conjunta entre governos, entidades e a sociedade, visando resultados mais eficazes para garantir acesso de toda população pernambucana à agua tratada e ao esgotamento sanitário. Adriano Lucena ressaltou o papel exercido pelo Conselho nesse contexto, destacando que a engenharia pode contribuir diretamente para o bem-estar da sociedade. “Para avançarmos em saneamento, a boa prática da engenharia, em suas diversas modalidades, é fundamental na criação de oportunidades para os profissionais e, sobretudo, para levar dignidade às populações das pequenas cidades e da zona rural de Pernambuco”, afirmou.
O vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, destacou a importância do evento e do fortalecimento das parcerias institucionais em prol do desenvolvimento sustentável do estado. “Esse encontro busca consolidar parcerias entre os poderes públicos estadual e federal e as instituições, mas também com os profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, que desempenham um papel fundamental nas questões de saneamento e saúde ambiental, ” frisou.
Também participaram do seminário o engenheiro civil e conselheiro do Crea-PE, Pedro Paulo, e o engenheiro civil e membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), Antônio Miranda. A programação do evento incluiu apresentações e debates sobre temas como a execução de obras de melhorias habitacionais; gestão de resíduos sólidos pelos municípios; e a construção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em comunidades rurais e urbanas do estado.
O presidente da Funasa, Alexandre Motta, enfatizou a relevância da parceria com o Conselho para o fortalecimento da aproximação da Fundação com os 184 municípios pernambucanos. “Temos desenvolvido diversos programas e projetos para ampliar o acesso da população ao saneamento e o Crea-PE exerce um papel fundamental nesse processo, contribuindo para que essas iniciativas se transformem em benefícios concretos para a sociedade pernambucana”, afirmou.






