Crea-PE

Garanhuns e região recebem o Crea Desenvolve nos dias 22 e 23 de agosto

Evento tem inscrição gratuita neste link e é voltado para os profissionais do sistema Confea/Crea, gestores público, iniciativa privada, instituições de ensino, entidades de classe, com certificado de participação

Garanhuns recebe, nos próximos dias 22 e 23 de agosto, o Crea Desenvolve, iniciativa do Crea-PE para debater a realidade local para a construção de propostas para o desenvolvimento sustentável da região. O Conselho faz um chamamento aos seus profissionais, aos gestores públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, entidades de classe e sociedade civil para, juntos, contribuírem com soluções baseadas na Engenharia, Agronomia e Geociências para o enfrentamento dos gargalos que impactam no desenvolvimento local, à exemplo do déficit em saneamento básico que aflige os municípios.

O encontro em Garanhuns acontece na OAB – Subseção Garanhuns, localizada na Rua Buenos Aíres, 470, Heliópolis. O evento é dividido em dois dias, com participação gratuita, mas é preciso fazer a inscrição online, clicando aqui. Ao final do Crea Desenvolve, os inscritos receberão certificado de participação, além da certeza de colaborar para o desenvolvimento regional, incorporando a sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.

A exemplo da maioria dos municípios, Garanhuns enfrenta problemas no saneamento básico. Conforme dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SNIS 2020), apenas 10,9% do esgoto do município é coletado. De 1996 a 2020, foram registradas 315 mortes por Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI). Em 2020, foram registradas 28 mortes, de acordo com informações do DataSUS/SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade). Soluções que passam pelas mãos dos profissionais do Sistema Confea/Crea.

E o Crea vem dar voz aos atores locais para apontarem soluções, que venham a se transformar em ações e projetos para a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento da região.

O encontro contemplará palestras com temas relacionados com as vocações e oportunidades de desenvolvimento para a região. Proporciona um espaço para debates sobre a realidade local e proposições de soluções e ações para incrementar o desenvolvimento local, promovendo, dentre outros, geração de renda, oportunidades para atuação dos profissionais e melhoria da qualidade de vida da população. O programa Crea Desenvolve fomenta espaço para a promoção de arranjos institucionais de forma a potencializar suas ações em prol de um objetivo comum.

A coordenação do programa em Garanhuns e região está sob a tutela do Crea-PE, da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricista de Pernambuco (ABEE-PE), da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF) e do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge-PE). A iniciativa ainda conta com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), além do apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira a programação abaixo:

Sexta-feira (22.08)

18h às 19h – Credenciamento
19h às 19h15 – Abertura, com o engenheiro civil Adriano Lucena, presidente do Crea-PE
19h15 às 20h – “Crea Desenvolve, Construindo o Futuro: Raízes para o Desenvolvimento Regional”. Palestrante: engenheiro Florestal Nielsen Christianni, vice-presidente do Confea
20h às 21h – “Planejamento: base para o desenvolvimento dos municípios”. Palestrante: mestre em Contabilidade Pública Givanildo Pereira de Souza
21h – Encerramento

Sábado (23.08)

08h – Credenciamento
08h15 às 08h30 – Dinâmica do dia
08h30 às 09h10 – “Gestão municipal de energia: menos custos e desperdícios, mais eficiência e oportunidades de investimentos”. Palestrante: eng. eletricista Milton Leôncio
09h10 às 10h – “Potenciais e Desafios dos Setores Agrícola, Pecuário e Florestal na Região”. Palestrante: Gustavo Henrique de Souza Lima, assistente técnico do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)
10h às 10h10 – Intervalo
10h10 às 12h – Construção de Proposições (Atividades em Grupos Temáticos)
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 15h30 – Construção de Proposições (Atividades em Grupos Temáticos)
15h30 às 16h – Intervalo
16h às 17h30 – Apresentação das Proposições (Todos os Participantes)
17h30 às 17h50 – Encaminhamentos
17h50 às 18h – Encerramento

Pular para o conteúdo