Indicado pelo Crea-PE, geólogo Hélio Paiva Macedo tem nome inscrito no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua

confea_meritoEm reconhecimento ao intenso trabalho de promoção do bem estar social, melhoria da qualidade de vida das pessoas e progresso técnico-cientifico da Geologia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) prestou homenagem, nesta segunda-feira (29), ao geólogo Hélio Paiva Macedo França, com a inscrição do nome do profissional no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua. A homenagem foi realizada durante a cerimônia de abertura da 73° Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que acontece até a quarta-feira (1°), no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

A homenagem in memoriam foi recebida por um dos filhos do profissional, o engenheiro eletricista Marlos Macedo. Emocionado, ele recebeu o livro das mãos do presidente do Crea-PE, Evandro Alencar. “Essa homenagem, por parte do Sistema, é motivo de muito orgulho para todos nós. É um reconhecimento por tudo que ele fez, por todo o trabalho, por toda a contribuição com o bem estar das pessoas”, afirma Marlos.

Outro filho do geólogo, Flávio Macedo também destaca a satisfação de receber essa homenagem. “É o reconhecimento por tudo que ele fez para a sociedade. Durante toda a sua vida, ele usou o seu conhecimento para ajudar, inovar, melhorar a vida das pessoas”, destaca. Como principal ensinamento deixado por Hélio Paiva, Flávio destaca a importância dos estudos. “Eu cresci vendo meu pai estudar. Esse é o maior ensinamento deixado por ele. O conhecimento, a busca pelo conhecimento”, finaliza Flávio.

Já o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, destaca as importantes contribuições deixadas pelo geólogo. “O legado de Hélio é visto em tantos projetos de perfuração, recuperação e dimensionamento de poços, estudos de aquíferos, entre tantas outras ações voltadas para os recursos hídricos”, explica Evandro. Hélio Paiva Macedo atuou na Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Compesa), Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, na Tecnoloso S/A, entre outras grandes empresas e órgãos públicos.

IMG_0364Sobre a Homenagem.
A Comissão do Mérito, instituída segundo os preceitos da Resolução nº 399, de 6 de outubro de 1995, possui o objetivo precípuo de homenagear com a Medalha do Mérito e inscrição no Livro do Mérito aqueles que de alguma forma contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea.

São merecedores da distinção com a Medalha do Mérito os profissionais, os conselhos de fiscalização profissional, as entidades de classe e as instituições de ensino. São inscritos no Livro do Mérito os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema Confea/Crea ao profissional e aos familiares.

A Medalha e o Livro do Mérito foram instituídos pela Resolução nº 118 do Confea, em 11 de dezembro de 1958, assinada pelo então Presidente, engenheiro Adolfo Morales de Los Rios Filho. A premiação se concretiza durante a realização da Soea – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, buscando o resgate da história do sistema profissional, homenageando as lideranças empreendedoras, inclusive as já falecidas, assim como o reconhecimento das contribuições relevantes dos profissionais ao progresso da ciência, da tecnologia, das artes, e ao desenvolvimento socioeconômico da Nação.