Evandro Alencar palestra para alunos de Engenharia e visita Empresa Júnior da Unicap

IMG_0313Atendendo ao convite do Diretório Acadêmico de Engenharia Civil da Unicap – José Estelita, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participou, na noite da sexta-feira (26), de encontro com estudantes de Engenharia Civil, onde falou, na 3ª edição do Sexta Civil Unicap, sobre a Engenharia Civil – Desafios, oportunidades e perspectivas em tempo de crise.

No encontro, que reuniu mais de 100 alunos na Sala Multiuso do Bloco D (cct), Evandro Alencar abordou o tema da palestra passando por questões que envolvem a escolha da profissão, a importância da Engenharia Civil como atividade capaz de contribuir para a melhoria de vida das pessoas, inclusive, mudar o cenário de fome no mundo, formação e qualificação profissional e sustentabilidade.

Evandro Alencar disse que a construção civil é sim o primeiro setor a registrar queda quando da ocorrência de crise, mas ressaltou que também é o primeiro a mostrar reação logo que a situação econômica começa a melhorar. “É preciso pensar no futuro, nos preparando para a retomada do crescimento. Com o Terça no Crea, estamos investindo na qualificação, atualização e valorização da Engenharia e da Agronomia”, disse o presidente, se referindo ao Programa que implantou com o objetivo de promover a atualização do profissional impedindo que ele saia do mercado e depois tenha dificuldades em reassumir suas funções em virtude da desatualização.

Ele falou ainda sobre o alto percentual de desperdício que ocorre na construção civil por falta de preparo dos profissionais que não se atualizam com as inovações tecnológicas e enfatizou. “Procurem se qualificar ao máximo. Quando me formei, apenas a graduação garantia a inserção no mercado de trabalho. Atualmente, a exigência e muito maior e a qualificação é ponto determinante na escolha dos profissionais”, incentivou.

IMG_0301Empresa Júnior – Antes de dar início à palestra, Evandro Alencar foi convidado a conhecer a Empresa Júnior da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que envolve alunos dos cursos de Engenharia Civil e Química, Arquitetura e Administração. Na unidade, o presidente foi recebido pelos alunos, Caio Veríssimo, Eduarda Vieira, João Pedro Tompson e Guilherme Coutinho, respectivamente, presidente, diretora Administrativa Financeira, diretor de Projetos e coordenador Jurídico da Empresa.

Na oportunidade, o presidente da Empresa Júnior e diretores explicaram o funcionamento do órgão estudantil, seus objetivos e ainda conversaram sobre as questões legais que envolvem o registro dessas empresas nos Conselhos. Sobre a questão, o presidente Evandro Alencar, mesmo adiantando algumas informações acerca do entendimento do Crea-PE, pediu que os diretores se reunissem com ele e assessores jurídicos do Crea-PE para discutirem a questão com mais assertividade.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE