Inspetores se reúnem com presidente do CREA-PE em Arcoverde

Reunidos em Arcoverde, aonde foi realizada a Plenária Itinerante nº 1.836, os inspetores regionais do CREA-PE participaram, também na Escola Técnica Estadual de Arcoverde (ETE), da Reunião de Integração Presidência e Inspetores nº 09/2017, na tarde do sábado (21).
Entre os itens pautados pelos inspetores, destaque para Eleições CREA-PE 2017; Criação da Frente Parlamentar pela Defesa da Engenharia e da Tecnologia de Pernambuco; discussão quanto ao posicionamento do Corpo de Bombeiros, em relação à decisão da Câmara de Engenharia Civil, sobre atribuição dos engenheiros civis para realizar atividades inerentes ao SPDA e Sistema de Aterramento (Revisão da Norma Técnica nº29/2017); relato de participação no Congresso Brasileiro de Agronomia; definição quanto à possibilidade de emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT) em nome da empresa; solicitação de celeridade no processo de validação de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) de substituição, entre outros.
O conselheiro Jorge Wanderley, membro da Comissão Eleitoral Regional (CER), prestou informações acerca do processo eleitoral informando que a data e o horário do pleito para presidentes do CONFEA, do CREA e diretor Regional da Mútua; a data do pleito para diretor financeiro da Mútua, os locais de votação, data para consultar e, caso queira, modificar endereço de votação, explicando que, as alterações de endereço podem ser feitas pelo profissional no site do CREA-PE, até o dia 13 de novembro, mesmo prazo para o pagamento de anuidades em atraso, para que os profissionais estejam aptos a votar.
De acordo com o conselheiro, haverá, em todo o estado, 25 locais de votação (escritórios do CREA-PE em Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes, sede do CREA-PE, sede da Chesf, URB, Compesa sede e no Bonji, infraero e nas 14 nas sedes das 14 inspetorias Regionais do Conselho), além de informar que, de acordo com a Resolução que dispõe sobre as eleições de nº 1.021/2017, o pleito em todo o País será realizado por meio de urnas eletrônicas.
Com relação à conduta dos inspetores, o gerente Jurídico, Petrúcio Aragão explicou que estão impedidos de usarem as instalações da estrutura física e administrativa tanto funcionários quanto inspetores e candidatos, que também não podem tratar de questões eleitorais em eventos custeados pelo Sistema CONFEA/CREA, devendo, portanto, seguir as mesmas regras recomendadas às eleições majoritárias.
Sobre a Criação da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia e Tecnologia de Pernambuco, o inspetor coordenador de Araripina, Heleno Mendes, solicitou autorização para redigir documento com os interesses dos engenheiros e inspetores do Interior do Estado, para que a frente possa, reivindicar nos fóruns cabíveis.
Aproveitando a oportunidade, o presidente Waldir Duarte Costa Filho informou aos inspetores que, sobre a decisão do Governo Federal de aprovar, por meio do encaminhamento de Projeto de Lei ao Congresso Nacional, a abertura de 150 mil vagas para profissionais estrangeiros, a Frente Parlamentar realizará, na terça-feira (24) reunião para discutir o que eles estão chamando de medida que destrava o mercado da construção civil, imobiliário e infraestrutura.
O inspetor Ivo Cavalcanti relatou a sua participação no 30º Congresso de Agronomia, realizado em Fortaleza. Pedro Paulo, inspetor Coordenador de Petrolina, falou sobre a palestra que ministrou, no Dia do Engenheiro Agrônomo. Erison Rosa, inspetor de Carpina, viabilizar maior agilidade no Registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de planta de valores de imóveis, entre outros assuntos.