Crea-PE

Instituto de Gestão e TGI promovem seminário sobre A Mobilidade a pé e o Futuro do Recife

images38Pensando em garantir direitos daqueles que apenas caminham pela cidade, o Instituto da Gestão (INTG), em parceria com a TGI Consultoria, promove na próxima terça-feira (7/6) o seminário regional A mobilidade a pé e o futuro do Recife – o planejamento urbano traçado pelo caminhar cotidiano, com palestras, debates, oficinas reflexivas e um passeio guiado pela área portuária. E o que é melhor: o seminário é gratuito e acontece das 8h às 17h30, na sede do Cesar Edu, localizado na Rua do Brum, 77, no Bairro do Recife.

O tema também será discutido no programa Cidade Viva, transmitido ao vivo no Facebook pelo Portal NE10, segunda-feira (6/6), a partir das 9h. Para acompanhar, acesse o Facebook/PortalNE10. “Nossa primeira condição é a de pedestre. Mas, infelizmente, as cidades não são pensadas para eles. Por isso, estamos trazendo essa discussão. Participei de um seminário sobre o mesmo tema em São Paulo, ano passado, e tive a ideia de trazer a discussão para a capital pernambucana como forma de alertar para os gestores e planejadores públicos sobre a importância da mobilidade a pé. Ainda mais agora, em tempos de execução de planos de mobilidade. Queremos que o pedestre seja prioridade nesses estudos”, argumenta Francisco Cunha, arquiteto da TGI Consultoria, um dos palestrantes do evento e, acima de tudo, um caminhante permanente e crítico da cidade.

Para trazer conteúdo à discussão, dois especialistas de peso na discussão da mobilidade a pé estarão presentes: a secretária-executiva da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Meli Malatesta, e a criadora da Rede Corrida Amiga de São Paulo, Silvia Stuchi Cruz. As duas lutam, na teoria e na prática, pela criação de uma política pública de mobilidade a pé. Meli Malatesta falará sobre a importância do deslocamento a pé na cidade atual, às 9h, e Silvia Stuchi abordará a qualidade de vida relacionada ao tema, às 10h15. A terceira palestra será de Francisco Cunha, abordando o planejamento inovador a partir dessa realidade.

Abrindo a programação da tarde, os participantes poderão fazer parte, às 13h15, de uma caminhada guiada pelo Bairro do Recife, seguida por uma oficina reflexiva, às 14h30, sobre a mobilidade no bairro mais antigo da capital pernambucana. Às 16h, será aberto um espaço para debates, entre eles as calçadas do Recife, as bicicletas e a sua relação com a mobilidade, o Parque Capibaribe, mudanças climáticas e os impactos na mobilidade.

“Esse é um evento que vai discutir a requalificação do espaço urbano. A cidade é um local de encontro das pessoas. Toda essa falta de planejamento gera impacto na mobilidade urbana, saúde pública e no meio ambiente”, explica a presidente do INTG, Fatima Brayner, que abrirá o seminário. Interessados em participar do seminário podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (81) 3134.1740. Mas vale lembrar que as vagas são limitadas.

Pular para o conteúdo