Livro Drenagem, pavimentação e urbanização de vias é lançado na 72ª Soea

Da esq. p/ dir.: presidente do Confea José Tadeu da Silva; presidente do Crea-DF Flavio Correia; idealizador do livro, Ronaldo Starling; e chefe de Gabinete do Confea, José Gilberto Campos
 Presidente do Confea José Tadeu da Silva; presidente do Crea-DF Flavio Correia; idealizador do livro, Ronaldo Starling; e chefe de Gabinete do Confea, José Gilberto Campo

Foi lançado, na manhã da quarta-feira (16), durante a 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o livro Drenagem, pavimentação e urbanização de vias – composições de custos unitários – obras de infraestrutura urbana. A obra traz análises de diversos profissionais de renome do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre drenagem urbana, pavimentação urbana (pavimentos rígido e flexível), urbanização e sinalização horizontal.

À tarde, a edição foi distribuída aos participantes da 72ª Soea, quando os autores do livro autografaram centenas de exemplares para profissionais e estudantes. Os autores têm a expectativa de que o livro sirva como referência para empresas públicas e privadas e como instrumento de consulta para comissões de licitação de órgãos públicos. De acordo com o idealizador da obra, Ronaldo Starling, foi feito um levantamento minucioso de dados técnicos e de composição de custos unitários para a elaboração do livro. “A obra é uma ferramenta imprescindível de gestão e execução de obras e projetos de Engenharia”, completou. Além de Starling, trabalharam na composição do livro o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, o presidente do Crea-DF, Flavio Correia de Sousa, o ex-diretor-presidente da Mútua, Cláudio Pereira Calheiros, entre outros profissionais da área técnica.

Presidente do Confea garante que haverá outras edições

Durante a solenidade de lançamento, José Tadeu manifestou sua satisfação de participar desse trabalho. “Este livro é uma semente que estamos plantando em terra fértil, porque sabemos que ela vai crescer e vai dar frutos. Por isso, não vamos parar na primeira edição”. Para ele, a obra traz conhecimentos que contribuem não somente para o crescimento tecnológico, mas também para toda a sociedade.

Flavio Correia: livro traz orientações técnicas importantes

O presidente do Crea-DF, Flavio Correia, destacou a importância da obra para o Distrito Federal e para todo o Sistema Confea/Crea e Mútua, ao trazer informações importantes como, por exemplo, sobre como uma boa drenagem deve ser executada para evitar  problemas de alagamentos. “É um acontecimento notável no momento histórico que o País atravessa, como um dos precursores de tecnologia de ponta no mundo”, destacou Flavio.

Memórias

Também foi lançado no segundo dia da Soea o livro “FCA, 50 Anos – Reminiscências”. De autoria do ex-diretor de Benefícios da Mútua, engenheiro agrônomo Ricardo Antonio de Arruda Veiga, a publicação foi destaque no estande da Mútua, na ExpoSoea.

Lançado oficialmente em maio deste ano, a obra pode ser definida como uma coletânea de relatos dos principais fatos da história da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) do Campus de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ricardo Veiga foi protagonista na trajetória da instituição e observador privilegiado dos acontecimentos que marcaram esse meio século da FCA.

“É uma honra também lançar meu livro na 72ª Soea. Já tenho recebido o retorno de colegas e achei muito interessante que, além de terem aproveitado a leitura, alguns me relataram que se sentiram estimulados a também escrever um livro, seja sobre a história de uma entidade, sobre a categoria profissional, da família ou memórias da época da faculdade. Isso é muito gratificante, pois o ‘FCA, 50 Anos – Reminiscências’ pode servir de inspiração, principalmente como referência à metodologia utilizada, com registros fotográficos históricos e recortes antigos de jornais. A experiência de escrever um livro foi muito rica e divertida”, comentou Veiga.

O livro tem como coautor José Eduardo Soares Candeias, servidor técnico-administrativo da FCA, que assessorou Veiga nos principais cargos que ele exerceu na Universidade.

Por Letícia Almeida, Alline Oliveira
Equipe de Comunicação do Confea/Crea-DF/Mútua