Crea-PE

Noite de homenagens e emoção na Sessão Plenária de Comemoração ao Dia do Engenheiro

DSCF7643Em uma noite marcada por homenagens, reconhecimento e emoção, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, presidiu a Sessão Plenária Ordinária Solene n° 1.811, em comemoração ao Dia do Engenheiro. Com o Teatro da Ribeira, no Centro de Convenções, lotado por conselheiros, inspetores, alunos laureados e suas famílias, a tradicional Plenária Solene enalteceu a Engenharia e as profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em sua fala, Evandro destacou que o ano foi de intenso trabalho no Crea-PE, mas queDSCF7755 ainda existe muito a fazer. “Os desafios deste primeiro ano de gestão não foram fáceis, mas foram suficientes para nos estimular a trabalhar dia após dia, incansavelmente, na busca por melhores condições de trabalho, valorização e reconhecimento das profissões e dos milhares de profissionais que representamos. No decorrer deste primeiro ano de gestão, trabalhamos para cumprir os compromissos assumidos ainda na campanha à Presidência deste Conselho e, nesse sentido, nos sentimos satisfeitos com os resultados alcançados, mas, com a certeza de que ainda há muito por fazer. E vamos fazer”, destaca Alencar.

Ainda em seu pronunciamento, o presidente destacou o que foi feito. “Gostaria de parabenizar o Crea Júnior Pernambuco, também uma das promessas de campanha, que está sendo um sucesso aqui no Estado, com o empenho e dedicação desses futuros profissionais do Sistema. Em pouco mais de quatro meses, já temos mais de 500 membros e somos maiores que alguns programas com longo tempo de caminhada”, comemora.

O presidente ainda falou com orgulho de todos os trabalhos desenvolvidos durante o primeiro ano de sua gestão, com ênfase para as ações de interiorização do Sistema Confea/Crea e Mútua, com a realização de seminários, plenárias itinerantes e as Fiscalizações Dirigidas,  a aquisição de novos veículos, de um novo sistema operacional, criação do Comitê Tecnológico Permanente, entre tantos outros. Sem esquecer da parceria com a empresa Insole, do Grupo ATP, que irá doar ao Conselho pernambucano todo o equipamento para geração de energia solar no edifício sede e na Inspetoria de Petrolina, Evandro comemora a nova fase em que o órgão está vivenciado, sempre atento às questões de sustentabilidade e, claro, das inovações da Engenharia e da Agronomia.

Não só isso, o presidente enfoca a questão da retomada do Crea-PE em diversos fóruns que tratam sobre mobilidade, ocupação e uso do solo, entre outros. “Durante muito tempo, fomos vistos como cartório. Estamos nos esforçando para mudarmos essa ideia. É fato que não podemos deixar de arrecadar, está na lei, mas, também, é fato que não podemos mais apenas ficar parados enquanto temos o dever de ocupar fóruns que são nossos por direito, principalmente, por que a retomada desses espaços é apenas um dos muitos caminhos que pretendemos trilhar com o objetivo de valorizar as profissões, os nossos profissionais e darmos a nossa parcela de contribuição para construirmos  um País maior, melhor e mais justo”, explica.

LAUREADOS
DSCF7645 DSCF7666Como todos os anos, a Plenária Solene do Crea-PE reconheceu o esforço e empenho dos profissionais que com seus trabalho e notório saber dão suas contribuições para a Engenharia e Agronomia. Nesse sentido, a noite começou com a entrega do Diploma do Mérito, em reconhecimento aos laureados dos cursos integrantes do Conselho pernambucano. Todos os alunos foram indicados pelas instituições de ensino superior e nível médio.

Para fazer a entrega dos certificados, foram convidados o coordenador e coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Roberto Muniz e Francisco Araújo, respectivamente. Juntos, os dois conselheiros fizeram a entrega do documento para todos os laureados da modalidade de Civil.

Em seguida, foi a vez dos homenageados da modalidade Elétrica. A entrega foi feita pelos conselheiros Clayton Ferraz de Paiva e Alexandre José Rodrigues Mercante, também coordenadores da Câmara Especializada. Logo após, os conselheiros convidados para fazer a entrega da modalidade Industrial e Química foram Marcílio Cunha e Fernando Freitas.

Já o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, José Carlos Pacheco, fez a entrega dos diplomas aos alunos do grupo Agronomia. Para finalizar a entrega dos diplomas de laureados, o conselheiro Félix Antônio de Azevedo entregou a honraria para os alunos da modalidade de Segurança do Trabalho.

HOMENAGENS

DSCF7674

DSCF7675Em reconhecimento ao excelente trabalhado desempenhado frente ao Crea Júnior Pernambuco, o presidente fez questão de fazer a entrega do certificado de função a coordenadora do programa no Estado, Bárbara Alcântara. Já a coordenadora adjunta do Crea Júnior Pernambuco, Letícia Azevedo, recebeu das mãos do conselheiro e diretor administrativo do Conselho, Plínio Sá, o documento que faz referência ao seu trabalho no programa.

DSCF7677Logo após a entrega dos certificados de função aos representantes do Crea Júnior Pernambuco, os profissionais que atuaram como  conselheiros do Crea Pernambuco no triênio 2012/2014 receberam os seus certificados de função. Os homenageados nesta categoria foram o engenheiro agrônomo Joadson de Souza Santos, o engenheiro mecânico Fernando Freitas, a engenheira de pesca Cláudia Fonsêca, a engenheira civil Rosely Monteiro, o engenheiro civil Silvio Porfirio, o engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho Antonio Castellar, o engenheiro civil Jário Pinto, o engenheiro civil Zacarias Vilar, o engenheiro eletricista Tales Antônio, o engenheiro eletricista Urbano Possidônio de Carvalho Neto, que foi representado pelo seu pai, Urbano Possidônio de Carvalho Filho, o geólogo Jairo de Souza Leite, o engenheiro agrônomo Alexandre Krause, o DSCF7690engenheiro civil Arnaldo Cardim, o engenheiro civil Jurandir Liberal, o engenheiro civil Hugo Vilar  e o engenheiro químico Marcius Thompson.

DSCF7693Em nome dos ex-conselheiros do Crea-PE, Arnaldo Cardim fez seu pronunciamento. Na ocasião, ele destacou a importância do certificado e a dedicação de todos os conselheiros que doam tempo e conhecimento para o pleno funcionamento do órgão. “Eu agradeço em nome de todo esse seleto grupo. É importante lembrar que o trabalho de conselheiro é honorifico, ou seja, fazemos por amor à nossa profissão. Por isso, eu fico feliz de ter participado ativamente deste Conselho”, destaca Cardim.

Dando continuidade a cerimônia, os diretores do exercício 2015 também foram homenageados com certificadosDSCF7695 de função. Os engenheiros Silvio Porfírio, Norman Costa, Plínio Sá, Edilberto Oliveira, Luiz Gonzaga Guedes e o geólogo Waldir Duarte Costa filho receberam do presidente Evandro Alencar o documento. Representando toda a diretoria, Waldir Duarte Costa Filho fez seu pronunciamento.  Emocionado, Waldir agradeceu a oportunidade de aprendizado e destacou os trabalhos realizados durante o ano. “Tenho satisfação de fazer parte desta diretoria. Uns eram experientes, outros nem tanto, mas aprendemos. Na verdade, podemos dizer: combati o bom combate, como disse Paulo a Timóteo. Fizemos tudo o que podíamos para fazer uma gestão cada vez melhor e só pudemos ajudar a realizar tantas coisas porque tivemos sempre a liderança do presidente Evandro. Afinal, todos estávamos e estamos empenhados em fazer a primeira gestão preocupada verdadeiramente com a integração do Estado. Do Litoral ao Sertão, uma só gestão”, afirma WaldirDSCF7700 Duarte Costa Filho, emocionando a todos.

DSCF7711Em seguida, os profissionais: Carlos Calado, João Recena, João Mascarenhas e Genildo Nunes foram galardoados com a Medalha do Mérito Lauro Borba, premiação que também foi entregue à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em deferência ao curso de Engenharia Civil da instituição. Já os profissionais Waldir Duarte Costa e João Paulo Maranhão de Aguiar foram os homenageados com a Medalha do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira.

DSCF7717Para representar os profissionais premiados Carlos Calado foi destacado para fazer um breve pronunciamento. “Eu acho importante a integração entre quem forma, as instituições de Ensino, e quem regulamenta e fiscaliza, o Sistema. Essa integração vai fazer o estudante reconhecer a importância não da escola e nem do Conselho, mas da Engenharia. Quero dizer aos jovens que se começasse tudo de novo eu faria Engenharia, eu gosto da Engenharia, eu acredito na Engenharia. Precisamos aprender a valorizar e, principalmente, a praticar a Engenharia”, destaca.

Ainda durante a Sessão Plenária Solene do Dia do Engenheiro, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar,DSCF7720 cumpre mais uma promessa de campanha, o Comitê Tecnologico Permanente (CTP). O CTP é uma estrutura consultiva do Conselho pernambucano que irá reunir profissionais de notório saber das áreas vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua para discutirem os desafios da Engenharia e da Agronomia. Os membros empossados do CTP são: engenheiro civil José do Patrocínio Figueirôa, engenheiro eletricista Genildo Nunes de Souza, engenheiro eletricista João Paulo Maranhão de Aguiar, engenheiro agrônomo Gerson Quirino Bastos, engenheira química Fátima Maria Miranda Brayner, Geógrafa Niedja Maria Galvão Araújo e Oliveira, engenheiro civil João Recena, Geólogo Waldir Duarte Costa e o engenheiro civil Mário Antonino.

Para representar o CTP, Mário Antonino fez um discurso emocionado sobre a Engenharia e os novos desafios lançados peloDSCF7735 presidente com a criação do CTP. “A instalação do Comitê é um desafio para nós. É uma ação desafiadora. Vamos pensar em soluções,  encontrar novas saídas para problemas antigos e, principalmente, discutir o desenvolvimento das cidades”, afirma Antonino.

DSCF7744Para finalizar, o ex-presidente do Crea-PE, José Mário de Araújo Cavalcanti e o presidente Evandro Alencar, fizeram o descerramento da foto do ex-presidente que será afixada na galeria no edifício sede do Conselho. Em sua fala, José Mário agradeceu a colaboração de todos na sua antiga gestão e parabenizou Evandro. “Foram mais de 30 anos dedicados a este Conselho, destes, seis anos na presidência. Agradeço a todos que passaram pelo meu caminho. Aproveito para parabenizar Evandro por seu primeiro ano de mandato, que foi um sucesso”, finaliza José Mário.

 

DSCF7739Para terminar a noite, o arquiteto Henrique Lins recebeu a placa de homenagem ao seu pai, falecido nste ano, arquiteto Florismundo Lins, projetista do edifício sede do Conselho.

 

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE

Pular para o conteúdo