Crea-PE

Novembro Azul: Crea-PE realiza palestra para conscientização sobre o câncer de próstata

novembro_azul_medicoEm alusão ao mês de combate ao câncer de próstata, o Conselho de Engenharia e Agronomia em Pernambuco (Crea-PE) realizou, na tarde desta quarta-feira (16), uma palestra com o membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia o médico Adalberto Interaminente. O médico esclareceu todos os passos necessários para o diagnóstico e tratamento da doença.

No início da palestra, o médico abordou a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que  é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata com características benignas, ou seja, sem nenhuma relação com o câncer da próstata. “A idade recomendada para o início dos exames de toque é 50 anos, porém, se há um histórico de câncer de próstata na família do paciente, essa idade pode ser menor. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura e também serão menores as possíveis sequelas”, afirma.

novembroazul_geral“O exame do toque tem papel essencial, pois, é a partir daí que vamos diagnosticar o câncer, fazer a biopsia e acelerar os tratamentos para que o paciente tenha uma boa recuperação. Eu costumo dizer que é melhor ter uns poucos segundos de perrengue, do que uma vida inteira destruída pelo câncer de próstata”, explica o médico.

Ele também falou sobre os principais pontos para o combate da doença. “As estratégias contra o câncer de próstata são as mesmas para evitar qualquer outra doença. São elas: bons hábitos alimentares, prática de atividades físicas, vida sexual ativa e, claro, consultas e acompanhamento médico”, pontuou o urologista. Ao término do encontro, o médico esclareceu dúvidas dos colaboradores e funcionários.

Eduardo Santos
Estagiário da ASC do Crea-PE

 

Pular para o conteúdo