Crea-PE

Novo Sistema de Gerenciamento de ART será apresentado na 73ª Soea

ARTAlém de ser o maior e o mais importante evento do Sistema Confea/Crea e Mútua e da área tecnológica brasileira, a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) nesta sua 73ª edição, que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 29 de agosto a 1º de setembro, também será marcada pelo lançamento da Mútua do Sistema Nacional de Gerenciamento de Anotações de Responsabilidade Técnica, o SisART.

Concebido e planejado pela Caixa de Assistência, o novo sistema visa a integração das informações de ARTs de todo o território nacional através da padronização dos formulários de preenchimento, além da centralização em uma base de dados nacional. O sistema funcionará da seguinte forma: por meio do Registro Nacional Profissional (RNP), o profissional entrará no sistema onde será possível efetuar desde o cadastro da ART, passando pelo seu gerenciamento, até a emissão de certidões. Vários Creas já demonstraram interesse em aderir ao Sistema

Com isso, além da padronização em todo o país, o sistema trará ferramentas para gerenciamento de regulamentos, monitoramento por empreendimentos, georeferenciamento, consultas e relatórios diversos, tornando-se a principal fonte de dados do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Diversas outras melhorias e inovações para o Sistema são esperadas com o lançamento do SisART, entre elas: cadastro de empreendimentos e melhoria de classificação técnica das obras e serviços; gerenciamento de empreendimentos com seus perfis de atividades técnicas; acompanhamento das obras e serviços do empreendimento; módulo de monitoramento e fiscalização que permitirá, através de regras flexíveis, que o Crea tenha mais uma fonte de informação para sua fiscalização; e atendimento às demandas de órgãos controladores do governo quanto à centralização de dados de obras e serviços e consultas públicas, e outros.

Creas na Soea
Pela relevância do evento é esperada a participação de um grande número de profissionais de todos os estados nas delegações dos Creas. Visando incentivar essa participação, a Mútua firmou contratos de patrocínio com os Conselhos Regionais, que irão subsidiar a participação de suas delegações na Soea. Após a Soea será realizado, nos dias 2 e 3 de setembro, o 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que tem por objetivo definir propostas a serem adotadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, no intuito de melhorar as atividades desenvolvidas pelas instituições integrantes do ordenamento profissional.

 

Skip to content