O Crea-PE celebra junto os 12 anos da Abenc-PE

Reinstalada em 2010 no Estado, a Associação dos Engenheiros Civis de Pernambuco (Abenc-PE) completa hoje 12 anos de atividades, em prol dos engenheiros civis no Recife e no Interior. Há mais de uma década a entidade, que tem representação em todo o País, defende causas voltadas ao interesse da categoria e ao bem-estar social.

Fazendo uma análise histórica sobre a importância da Engenharia Civil, o presidente da Abenc-PE, Stênio Cuentro, lembra que a modalidade foi regulamentada há 90 anos, junto à criação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A partir daí, surgiram as demais modalidades.

A Engenharia Civil é a mãe das engenharias. Com o surgimento das demais modalidades, como elétrica, mecânica, robótica e outras, passamos a atuar em diversas áreas. Para se ter uma ideia da importância da profissão, equipamentos utilizados por médicos das diversas especialidades em cirurgias e procedimentos foram desenvolvidos e construídos por engenheiros”, ressalta Stênio Cuentro.

Ele acrescenta que, ao longo da história da humanidade, a Engenharia tem um legado de obras e serviços prestados ao povo, a exemplo das estradas e aquedutos construídos na Roma Antiga. Cuentro lembrou ainda que atualmente no Brasil há cerca de 400 mil profissionais da Engenharia Civil, sendo 16 mil no estado de Pernambuco.

O primeiro vice-presidente da Abenc-PE, Bruno Lagos, comemora a data lembrando que, como mora em Caruaru, faz chegar à entidade e ao Crea-PE onde atua como conselheiro, os anseios e necessidades dos profissionais do interior. Lagos destaca a participação da associação nas discussões sobre a repavimentação da BR-101 e a requalificação do Edifício Holiday. “Nesses fóruns pudemos contribuir com opiniões técnicas e na defesa dos interesses da sociedade”, explicou o vice-presidente da Abenc.

A celebração de parcerias com instituições de ensino para oferecer cursos de atualização e aperfeiçoamento profissional e o trabalho de conscientização da sociedade sobre a importância de contratar profissional habilitado também foram destacadas pelo vice-presidente como importantes ações da entidade em nível estadual.

Para Nailson Pacelli, engenheiro associado da Abenc-PE e também conselheiro do CreaPE, a entidade tem importante papel no resgate da profissão e contribui com o Sistema Confea/Crea nas lutas que visam a valorização profissional.

O presidente do Crea-PE Adriano Lucena parabenizou a Abenc-PE e os seus diretores pela passagem da data, ressaltando o importante papel de luta pela valorização profissional e na defesa dos interesses sociais, que vem sendo feito pela Abenc-PE nos últimos 12 anos.

“Hoje a Abenc-PE faz mais um ano de aniversário. São 12 anos que a seção Pernambuco através de Stênio Cuentro e Marcos Maciel, muito contribui com o Crea-PE”, disse agradecido Adriano Lucena.