Obra de Gilberto Freyre ganha versão em quadrinhos, com lançamento nesta quarta-feira (7)

Projeto é uma parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e da Fundação Gilberto Freyre, com a releitura do livro “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil”, lançado em 1937

Um dos clássicos do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre ganha versão em quadrinhos, moderna e atualizada. O projeto inovador é fruto da parceria firmada entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e a Fundação Gilberto Freyre. Em uma ação que valoriza a cultura, o meio ambiente e a sustentabilidade, será lançado nesta quarta-feira (7) o livro “Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”. A publicação faz uma releitura da obra “Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil”, publicada em 1937.

O lançamento acontece a partir das 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n (segundo portão), Apipucos. O evento é aberto ao público, numa oportunidade de prestigiar essa ilustre personalidade pernambucana tão à frente de seu tempo. O projeto tem o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

A ideia do projeto é rejuvenescer a obra de Freyre, abrangendo um maior público. Dar mais visibilidade, com uma linguagem moderna de um tema que o escritor já imortalizava em 1937. Ele trouxe à luz temas como a devastação das matas, a falta de cuidado na preservação da fauna em geral, além da a indisponibilidade de terras para o plantio de gêneros alimentícios.

Freyre enxergava o Nordeste com um viés diferente do olhar preconcebido do restante do País. Via outra região, numa perspectiva mais aprofundada. Uma terra onde os recursos naturais existiam em abundância, com solo de massapê favorável ao plantio. Mas também fruto de um modelo escravagista, onde se produzia muita riqueza e poucos direitos para a mão de obra sazonal da cana-de-açúcar.

O livro Nordeste em quadrinhos resgata essa múltipla visão de Freyre, num formato moderno através do HQ. A junção de história e linguagem contemporânea busca levar temas relevantes, como defesa do meio ambiente e sustentabilidade a um público mais jovem. “A obra de Freyre é um grito para o futuro”, diz o jornalista Beto Beltrão, que coordenou o trabalho de adaptação do livro. Beltrão considera Nordeste um dos livros mais ousados de Gilberto Freyre, do ponto de vista de ideias. “O livro falava naquela época do meio ambiente, um assunto que ainda não estava na pauta”, explica.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, a obra traz uma releitura com a alma da cultura pernambucana, numa linguagem acessível. “No traço e no texto desta publicação, o talento de artistas que respiram e reproduzem em suas obras o Nordeste, com suas particularidades, riquezas e cenários diferenciados”, pontua Lucena.

“Gilberto Freyre foi um autor à frente de seu tempo e trouxe, já na década de 30, uma preocupação ambiental muito forte na sua obra ‘Nordeste’. A publicação ‘Nordeste em Quadrinhos’ traz a possibilidade de ter o leitor preocupado com a temática ambiental desde a sua juventude, público-alvo das HQs”, destaca o presidente da FGF, Fernando Freyre Filho.

Os traços do quadrinista Luciano Félix ilustram as páginas da nova obra. O artista pernambucano trouxe para o livro referências regionais, na linguagem da xilogravura. O formato em quadrinho consegue dar mais leveza e atualidade às ideias de Gilberto Freyre, contidas na publicação original.

APOIO
O patrocínio do Confea e da Copergás foram essenciais para a concretização do projeto. “Manter a política de patrocínio é valorizar ações que contribuam para o regular exercício profissional e o desenvolvimento de atividades da área, visando, sobretudo, a salvaguardar a população brasileira”, atesta o presidente do Confea, Joel Krüger.

“Gilberto Freyre era um gênio, como ele próprio se definia. É com satisfação de pernambucano e brasileiro que nos engajamos na iniciativa de levar a obra dele para um público mais amplo”, avalia o presidente da Copergás, André Campos.

A publicação não será comercializada. O objetivo é distribuir gratuitamente junto a entidades profissionais da engenharia, agronomia e geociências, a órgãos públicos estaduais, municipais e federais em Pernambuco, além de universidades e bibliotecas universitárias dos cursos de engenharia em Pernambuco e para bibliotecas e escolas públicas do Estado.