Crea-PE

O vanguardismo de Gilberto Freyre e a preocupação com a preservação do meio ambiente desde a década de 1930

“Nordeste: uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar” é um projeto do Crea-PE, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, com patrocínio do Confea e Copergás

Gilberto Freyre era um homem muito à frente do seu tempo. Na década de 1930, o sociólogo, pensador e escritor pernambucano já demonstrava uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente. Seu livro Nordeste (1937) vislumbrava os impactos ambientais e sociais, provocados pela monocultura canavieira e a degradação de florestas e rios da região. Não por acaso, a obra foi escolhida como inspiração e base para o livro “Nordeste – Uma visão em quadrinhos da Civilização do Açúcar”.

Freyre enxergava o Nordeste com um viés diferente do olhar preconcebido do restante do País. Via outra região, numa perspectiva mais aprofundada. Uma terra onde os recursos naturais existiam em abundância, com solo de massapê favorável ao plantio. Mas também fruto de um modelo escravagista, onde se produzia muita riqueza e poucos direitos para a mão de obra sazonal da cana-de-açúcar.

O livro Nordeste em quadrinhos resgata essa múltipla visão de Freyre, com uma releitura moderna através do HQ. A junção de história e linguagem contemporânea busca levar temas relevantes, como defesa do meio ambiente e sustentabilidade a um público com idades dos 13 aos 40 anos. Também é uma oportunidade para os geocientistas que têm a responsabilidade de fazer o país crescer de maneira sustentável e inclusiva.

Realizado pelo Crea-PE e pela Fundação Gilberto Freyre, com patrocínio do Confea e da Copergás, o livro tem uma linguagem visual apurada que atualiza temas levantados pelo sociólogo pernambucano no século passado, com um conteúdo histórico e socioambiental. Um convite à leitura dos que têm interesse no Nordeste e no meio ambiente.

O livro será lançado no dia 7 de dezembro, às 17h, na Fundação Gilberto Freyre, na Rua Jorge Tasso Neto, s/n (segundo portão), bairro de Apipucos.

Pular para o conteúdo