Crea-PE

Palestra sobre concreto atrai público do Terça no CREA

Com um público de mais 130 pessoas, o Terça no CREA de ontem (28.03), contou com a expertise do engenheiro civil, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Orlando Vieira para falar sobre a Qualidade, Controle de Qualidade e Avaliação de Estruturas de Concreto.

José Orlando iniciou sua apresentação conceituando qualidade. Em seguida abordou os objetivos e fases do controle de qualidade. Fez um paralelo entre o controle de qualidade X evolução industrial, passando para aspectos da indústria da construção civil no Brasil.

Também abordou com detalhes, os diversos tipos de concreto, passando por informações quanto ao tipo de emprego, estrutura e características especiais. Explanou a NBR 8953: 2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que dispõe sobre a classificação dos concretos. Fazendo diferenciação entre os diversos tipos de concreto, demonstrou as principais aplicações estruturais da matéria prima, entre outras informações.

Para conhecer mais detalhadamente o trabalho do engenheiro José Orlando Vieira, clique aquileia a sua tese de doutorado sobre “Avaliação da resistência à compressão do concreto através de testemunhos extraídos: contribuição à estimativa do coeficiente de correção devido aos efeitos do broqueamento”.

O trabalho de doutorado do engenheiro e professor contabiliza até a data atual 17.576 “downloads” na Biblioteca Digital da USP,em pouco mais de 9 anos de publicada (média superior a 5 consultas diárias),sendo a mais acessada da engenharia civil das teses e dissertações orientadas pelo renomado pesquisador Paulo Helene.

De acordo com o autor, o acervo dessa Biblioteca é indistintamente disponibilizado para o Brasil, França, Inglaterra e Espanha.


Pular para o conteúdo