Lançamento em Garanhuns reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em debate sobre os desafios regionais
O lançamento do Observatório do Crea-PE para o Agreste Meridional, realizado nessa terça-feira (23), em Garanhuns, marcou o início de um novo espaço de diálogo e construção coletiva em prol do desenvolvimento da região. O evento aconteceu na Inspetoria Regional do Crea-PE e reuniu profissionais do Conselho, representantes de instituições de ensino, do poder público e da sociedade civil.
A abertura contou com a presença do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que destacou a importância da iniciativa. “Este é um espaço voltado para discussões e construção de ideias em benefício da sociedade. A partir dessa semente, colheremos frutos em forma de ações, networking e conhecimento, promovendo a integração entre profissionais e os setores público e privado, sempre com o apoio da boa engenharia”, destacou o presidente.
Em seguida, o engenheiro civil e conselheiro do Crea-PE, Ivan Cunha, ministrou uma palestra sobre mobilidade e planejamento urbano, com uma análise abrangente dos principais desafios da área. A apresentação trouxe reflexões sobre temas como: visão sistêmica da mobilidade urbana; sistemas de transporte municipal; elaboração e implementação de planos de mobilidade; importância da engenharia de tráfego, além de aspectos relacionados ao transporte público e privado nas cidades. O debate também destacou a importância da acessibilidade e apresentou um panorama histórico sobre a evolução da mobilidade nas cidades brasileiras.
“Mostramos a importância da realização de diagnósticos do sistema de mobilidade para que seja possível apresentar soluções eficazes, em busca de uma mobilidade sustentável, capaz de atender às necessidades da população em seus deslocamentos diários”, enfatizou o palestrante.
A criação do Observatório é um desdobramento do programa Crea Desenvolve Garanhuns, realizado em agosto, que já havia apontado a mobilidade urbana como uma das prioridades para a região, conforme ressaltou a inspetora secretária do Crea-PE em Garanhuns, Letícia Cavalcante. A partir de agora, o espaço funcionará como um núcleo permanente de discussão sobre esse e outros temas de interesse da população. “É uma alegria inaugurarmos hoje o Observatório do Crea-PE para fortalecer o nosso Agreste Meridional”, revelou a inspetora.
O vice-prefeito de Garanhuns, Eraldo Ferreira, parabenizou a todos que fazem o Crea-PE pela iniciativa. “Fiz questão de estar presentes para prestigiar este momento e reconhecer a importância do Observatório para a melhoria da mobilidade em toda a nossa região”, afirmou o vice-prefeito.
A partir do seu lançamento, o Observatório do Crea-PE passa a ser referência regional na promoção de debates técnicos, servindo como ponte entre comunidade, academia, gestores públicos e profissionais. A ideia é que, a partir dos diagnósticos produzidos, soluções concretas possam ser encaminhadas às gestões dos municípios para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do Agreste Meridional.











