Crea-PE

Palestrante do Terça no Crea dá dicas de como alcançar o sucesso no gerenciamento de projetos

No Terça no CREA desta semana, o professor do Instituto de Pós-graduação (Ipog), administrador de empresas com MBA e mais de 18 anos de experiência em Gestão Estratégica de Projetos, Leandro Vignochi fez palestra sobre “Gerenciamento de Projetos na Engenharia: saiba como turbinar seus resultados”. Para tratar do tema, o palestrante deu informações preciosas do que fazer para alcançar o sucesso do projeto.

Dentre as quais, disse julgar imprescindível ter consciência de que, por trás de um projeto existem pessoas. Com isso, quis ressaltar a importância da Comunicação e das ações de Recursos Humanos para obter sucesso.

Sobre o projeto especificamente, disse que a característica marcante é a exclusividade e, ainda que, deve ter sua importância medida pelo impacto e não pelo tempo e o valor. Para o especialista, todo projeto é único, sendo assim, também é única a oportunidade de acerto.

Leandro Vignochi foi categórico ao dizer que há diferenças básicas entre Designer, Rotina, Projeto e Gerenciamento de Projeto, ressaltando que apesar das atividades serem semelhantes, as rotinas são orientadas para a realização dos procedimentos e o projeto é orientado para as atividades e tarefas.

“Não dá para gerenciar projeto sem planejamento”, disse acrescentando que, o primeiro desafio da tarefa é planejar e o segundo é realizar a classificação de desperdícios de tempo e de custo.
Sobre, como turbinar projetos de Engenharia, entende ser de extrema necessidade que o gestor “abra um projeto de redução de riscos e desperdícios” e se, “não há tempo para planejar, tenha mais dinheiro para refazer processos”. Por fim, disse que os melhores indicadores para se avaliar um projeto são os índices de prazos e custos
Após a abertura de espaço para esclarecimento de dúvidas, o parceiro Ipog realizou sorteio de bolsas de 50% para os cursos ministrados pelo Instituto e sorteio de livros do palestrante.

Skip to content