O primeiro vice-presidente do Crea-PE, Luiz Borges, destacou a relevância da integração entre estudantes, profissionais e o Conselho
A importância social do trabalho de regularização e fiscalização do exercício das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências, desempenhadas pelo Sistema Confea/Crea, foi o tema central de uma palestra realizada pelo primeiro vice-presidente do Crea-PE, Luiz Carlos Borges, nesta quarta-feira (2), para alunos do curso de Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica da Escola Politécnica (Poli), da Universidade de Pernambuco (UPE), no Recife. Borges palestrou para os estudantes a convite do professor e engenheiro civil Milton Tavares.
Durante a conversa com os estudantes, Luiz Borges explicou que o Sistema Confea/Crea foi criado não apenas para regular e fiscalizar o exercício dessas profissões, mas também para defender os interesses dos profissionais e da sociedade. “Apresentamos um breve histórico sobre a regulamentação da Engenharia em nosso país, suas aspirações e as formas de os profissionais das Engenharias, Geologia e Geociências se integrarem ao Sistema, seja por meio do associativismo, dos sindicatos ou das representações das instituições de ensino”, destacou. Ele também enfatizou a importância da cooperação entre as universidades e o Conselho, possibilitando a interação com os alunos.
O professor e engenheiro civil Milton Tavares também ressaltou a relevância da aproximação entre os futuros engenheiros e o Conselho desde os primeiros períodos da graduação. “A oportunidade de assistir a palestra do Crea-PE foi importante para nossos estudantes. Fizemos essa provocação ao perceber a necessidade de tirarem suas dúvidas e ficarem cientes dos seus diretos e deveres enquanto futuros profissionais, ” explicou o professor.
Além falar da atuação do Crea-PE, Luiz Borges discutiu temas de interesse dos jovens como: tendências do mercado, cotidiano das diferentes especialidades da Engenharia, evolução tecnológica, valorização profissional, uso de inteligência artificial e ética profissional. A conversa também debateu os desafios e as perspectivas para o futuro das engenharias no Brasil e em Pernambuco.
O aluno de Engenharia Eletrotécnica Arthur Vilar avaliou a experiência como enriquecedora. “Enquanto estudantes, precisamos entender sobre nossa área de atuação, por isso, foi muito valioso aprender sobre a história, a estrutura e a importância do Crea-PE. Espero que haja mais oportunidades como essa durante a graduação”, afirmou.