Crea-PE

Parabéns aos engenheiros Avaliadores e Peritos em Engenharia

Hoje, 13 de dezembro, é comemorado o Dia do Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia. Adotada por meio de deliberação da Comissão de Assuntos Nacionais (CAN), a data destaca o trabalho do profissional engenheiro, especificamente o que trabalha com avaliações e com perícia em sua área.

O Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia tornou-se uma profissão necessária em virtude da complexidade da tecnologia e do avanço da ciência, fazendo com que engenheiros se especializassem para solucionar problemas emergentes. Ao mesmo tempo em que o conhecimento específico é uma das bases de sua formação, o engenheiro especialista precisa ver o mundo como ele se apresenta, como um todo, e não apenas em suas especializações.

Sob este ponto de vista, é exigido também do Engenheiro Avaliador uma visão ampla e integrada, onde se exige ousadia para inovação e empreendimentos, além de ter a capacidade de manter o olhar voltado para a realidade social.

Em suas funções, o Engenheiro Avaliador deve trabalhar para fazer os levantamentos necessários à tomada de decisões sobre valores, custos e alternativas de investimentos para bens de qualquer natureza, opinando sobre o que lhe é submetido pelas partes, esclarecendo fatos para auxiliar nas decisões empresariais ou governamentais.

Seu papel se torna fundamental à medida que a tecnologia avança, fazendo dele um profissional necessário à adequação de novas construções, de novos investimentos, de novos valores e da preservação do meio ambiente e da sociedade como um todo.

Skip to content