Pernambuco recebe o 1° Encontro Norte e Nordeste de Líderes do Crea Jr

IMG_2444Teve início, na manhã desta sexta-feira (08), o 1° Encontro Norte e Nordeste de líderes do Crea Jr (ENNEC-Jr). O encontro acontece até o próximo domingo (10), no Núcleo de Apoio a Eventos (NIATE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado na Rua Lopo Garro, s/n, Cidade Universitária. Na ocasião, os líderes dos Creas Juniores das regiões irão compartilhar conhecimentos afim de fortalecer as equipes estaduais do programa e uniformizar metodologias e ações do programa.

A mesa de abertura foi comporta pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), Fernando Dacal, pelo diretor administrativo da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga, pelo diretor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG), Afonso Henrique Sobreira de Oliveira, pelo coordenador da Comissão Gestora do Crea Jr PE, José Carlos Pacheco, e pelos estudantes Bárbara Alcântara e Antônio Cunha Neto, coordenadora e coordenador adjunto do programa em Pernambuco, respectivamente.

IMG_2458Primeiro a falar, o presidente do Crea-PE deu as boas vindas a todos e destacou a importância de Pernambuco receber o encontro dos líderes dos Creas Jrs do Norte e Nordeste. “Vocês são as futuras lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. O Crea Júnior era uma semente que não tinha sido cuidado aqui no Estado. No início da gestão, nós adubamos, regamos e começamos a cuidar desse semente que é o programa Crea Júnior Pernambuco, que é fundamental para formar as nossas futuras lideranças. Quantos conselheiros chegam ao Crea sem conhecer bem o funcionamento do Sistema”, destacou Alencar.

Ele ainda chamou atenção para a necessidade do programa estar alinhado com as reais necessidades do Sistema. “É preciso ter a mente aberta para pensar soluções para benefício e fortalecimento do nosso Sistema, que anda tão enfraquecido. Por isso, é preciso saber onde você está inserido, qual a realidade que vivemos. Nada melhor que saber onde você pisa. E encontros como estes promovem essa reflexão”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo presidente do Regional pernambucano é o benefício pessoal e o crescimento que a inserção no Sistema Confea/Crea e Mútua promove. “Não recebemos salários. Presidente, diretores, conselheiros, inspetores, membros do Crea Jr. É tudo honorifico. Mas eu costumo dizer que nosso salário são as amizades que construímos aqui dentro, o conhecimento que adquirimos, a experiência que nos prepara para a vida. Então, aproveito para dizer que todos vocês são muito bem vindos nessa terra e que o Crea Pernambuco está de portas abertas para cada um de vocês, futuras lideranças do nosso querido Sistema”, finalizou Evandro Alencar.

IMG_2463Em seguida, o diretor do CTG falou da satisfação da UFPE receber um evento deste porte. “Nos sentimos orgulhosos de receber um evento do nosso Conselho profissional. Para quem não sabe, eu fui conselheiro do Crea São Paulo, quando morava lá, e posso garantir a todos vocês que a integração academia e conselho de classe faz a diferença na vida profissional”, destacou. Ainda em sua fala, ele assumiu o compromisso de incentivar novos alunos a participarem ativamente do Crea Jr PE. “Temos 14 engenharias na UFPE e só temos representação de quatro cursos. Ou seja, precisamos aumentar esse número. Assumo o compromisso de estimular novos alunos a participarem do Crea Jr PE”, finalizou.

O presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, também chamou atenção para a integração academia e conselho. “O seu futuro profissional começa aqui. Com essa frase do banner de vocês, a gente pode realmente perceber que o futuro profissional de cada estudante das áreas tecnológicas tem início ou deveria ter início no Crea Jr. A academia ensina o ofício e nós, o Conselho, habilitamos os alunos. É preciso existir parceria e integração”, ressaltou Dacal.

Já o diretor administrativo da Mútua-PE, Marcelo Tabatinga, falou sobre as vantagens de conhecer e se associar a Mútua. “Quando eu me formei não fazia noção da existência da Mútua, hoje eu posso reconhecer que é um braço forte do nosso Sistema, cheio de benefícios para todos os associados”, destacou. Para José Carlos Pacheco, o encontro é uma oportunidade de trocar informações e promover novas experiências para todos os Creas Juniores. “Aqui em Pernambuco, o programa tem recebido bastante apoio da presidência, dos conselheiros, dos colaboradores. Queremos fazer um Crea Jr mais forte e atuante. Por isso, estamos crescendo”, destacou Pacheco.

IMG_2468Após a abertura, os estudantes farão a explanação e o estudo de 5 cases de sucessos nas regiões Norte e Nordeste. Em seguida, os desafios encontrados em cada estado deverão ser debatidos pelos participantes. Dando continuidade a programação, teremos a palestra do ex-coordenador nacional do Crea Jr, Ary Paixão. Na ocasião, ele irá falar sobre a Comissão Temática Novo Engenheiro (CTNE). Após a fala de Ary Paixão, o coach profissional Jairo Martiniano fará palestra motivacional. No sábado, a programação terá início às 9h. A temática central deste dia de trabalho será as comissões temáticas dos Creas Jrs.  Para o turno da tarde, haverá a escolha da sede do próximo encontro regional e assinatura do termo de compromisso.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE