Petrolina recebe 2ª reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste

Logo ForumLocalizada no sertão de Pernambuco, a cidade de Petrolina, distante 722 quilômetros da capital pernambucana, recebe, a partir desta sexta-feira (1°), os representantes de todos os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Nordeste. Até o sábado (02),  os representantes da Engenharia, da Agronomia e demais áreas tecnológicas estarão discutindo  propostas de melhorias para o Sistema Confea/Crea e Mútua dentro da 2ª reunião ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste. O fórum consultivo é coordenado pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar.

No início do encontro, o engenheiro agrônomo e consultor Urbano da Costa Lins ministra palestra sobre as Inovações Tecnológicas voltadas para a Irrigação no Vale do São Francisco. Na ocasião, o pesquisador irá apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas na região para ampliação do potencial produtivo do Vale do São Francisco.

Em seguida, haverá um debate sobre a proposta de alteração do artigo 52 da Lei 5.194/1966, que prevê para membros do Conselhos,presidentes e conselheiros, o certificado de serviço relevante prestado à Nação. A proposta de Evandro Alencar é a inclusão dos Inspetores Regionais, que são as representações de cada presidente no Interior dos Estados. “Se a lei vai beneficiar conselheiros, presidentes, defendemos que também deve beneficiar o Inspetor, que também trabalha, e muito, para o fortalecimento das profissões e o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea e Mútua”, defende Evandro.

Ainda no encontro está previsto um debate sobre os honorários periciais, a organização dos Congressos Estaduais de Profissionais, que irão coletar sugestões de todos os profissionais que fazem parte do Sistema, e também sobre o funcionamento do Comitê Tecnológico Permanente, colegiado que reúne profissionais de notório saber nas áreas tecnológicas que irão contribuir com a busca de soluções para os problemas das cidades.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE