Plenária Itinerante do CREA-PE acontece amanhã em Afogados da Ingazeira

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), realizará sob a coordenação do presidente em exercício, Fernando Lapenda, na sexta-feira e sábado (14 e 15.09), a 8ª Reunião Plenária Itinerante da gestão. O encontro, que será realizado no município de Afogados da Ingazeira, distante 370,4 quilômetros do Recife, na Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP), localizado na Rua Dr. Osvaldo Gouveia, s/n – Centro, é o 2º do exercício de 2018.

A abertura da 1ª parte da plenária de nº 1.852/2018, marcada para acontecer às 19h da sexta-feira (14), contará com a participação de diretores, conselheiros, inspetores, profissionais, convidados, público interessado e do engenheiro civil e membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Conselho, professor Mário Antonino, a quem caberá a palestra sobre a “Barragem de Brotas, Marco Hídrico do Desenvolvimento Econômico do Pajeú e a Evolução dos Métodos Construtivos Atuais”. Antes, no entanto, a partir das 17h, por proposição da Comissão Permanente de Meio Ambiente do CREA-PE, sob a coordenação do engenheiro de pesca, José Rodolfo Rangel, haverá o peixamento do açude de Brotas, tendo sido, a cessão dos alevinos, patrocinada pela secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Pernambuco e pela base de piscicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

No sábado (15), a partir das 9h, haverá visitas técnicas à unidade de produção de blocos e intertravados de solo cimento e usina de asfalto, executada pelo município de forma direta, com apoio técnico de dois engenheiros civis e um mecânico, além de técnicos e, à unidade de tratamento e reuso da água, que tem contribuído para a mudança do cenário, que já foi de quase escassez no abastecimento.

À tarde, a partir das 14h, no mesmo local, terá início a parte administrativa da plenária com julgamento de processos de autos, registros de profissionais, empresas, instituições de ensino e outros.

Plenária Itinerante – As plenárias são reuniões que acontecem mensalmente na sede do Conselho e que, na atual gestão, estão sendo realizadas também no Interior do Estado com o objetivo de aproximar os profissionais e a sociedade do interior ao órgão colegiado deliberativo do Conselho, para que assim possam saber como funciona o órgão máximo da autarquia.

O Conselho já realizou Plenárias Itinerantes nos municípios de Carpina, Gravatá, Petrolina, Araripina, Serra Talhada, Arcoverde, Salgueiro e agora em Afogados.