Presença de lideranças do Sistema marca o lançamento da 74ª Soea em Belém (PA)

A noite da segunda-feira (10) foi marcada pelo lançamento da 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Belém (PA), na Estação Docas, no Teatro Maria Sylvia Nunes. O evento reuniu cerca de 350 pessoas.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. José Tadeu da Silva, reforçou a temática central da Soea – “A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do País” – e a importância das profissões tecnológicas neste momento de retomada do crescimento do Brasil. “Vejam que o tema escolhido tem correlação direta com o progresso, pois não existe desenvolvimento sem engenharia e agronomia. O Pará oferece condições para essa importante reflexão e sobre o papel de destaque do nosso país como principal reserva hídrica  que vai ajudar a construir uma ponte para o paz do mundo”, disse Tadeu.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), eng. agr. Elias Lima, que também é o anfitrião do evento, destacou  a importância do tema da Soea e a identificação com a realidade do Pará, “estado com o enorme potencial, mas que precisa da engenharia e da agronomia para atingir o seu potencial econômico. Mesmo com a crise, não declinamos, somos destaques na exportação do minério e no agronegócio”, enfatizou Lima.

O presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, enfatizou o simbolismo desta edição da Soea, pois a Caixa de Assistência completa em dezembro 40 anos de atuação junto aos profissionais da área tecnológica e suas famílias. “É o jubileu de rubi da Mútua e será bastante celebrado durante a 74ª Soea, com promoção de debates sobre aposentadoria e modelo de previdência. Em 2005, a Mútua lançou o TecnoPrev, que hoje mais do que nunca representa uma segurança para o associado. Na Soea do Pará apresentaremos o programa de bolsas de estudo, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a Universidade da Mútua e o plano de saúde”, listou Guimarães.

Também compuseram a mesa de cerimônia: o chanceler da Comissão do Mérito, eng. agr. Francisco Soares da Silva; o coordenador do Colégio de Presidentes (CP), eng. eletric. Modesto dos Santos; o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Valmor Pietsch; e o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, eng. agr. José Reinaldo de Sá, além de representantes da Segurança Pública do Estado.

Selo e carimbo da 74ª Soea

Como é de costume, durante o lançamento da Semana é feita a obliteração do selo oficial do evento. O rito de lançamento do selo foi conduzido pelo diretor regional dos Correios do Pará, Marcelo Aroldo Mena Vanderlei. Também obliteraram o selo os presidentes do Confea, do Crea-PA e da Mútua. As peças obliteradas farão parte do acervo do Confea e dos Correios.

A arte do selo tem o intuito de mostrar a Engenharia como a base de uma cidade, como a base de um país. Para popularizar ainda mais Belém, alguns ícones da cidade – como Estação das Docas, Praça do Relógio, Mercado de Ferro (Ver-o-Peso) e a Baía Guajará com suas ondas –  foram ilustrados para acentuar ainda mais a curiosidade dos participantes em conhecer a cidade. “As cores da Soea, azul e verde, pintaram Belém para receber esse grande evento. O relógio marca 19h, horário da abertura do evento no dia 08 de agosto de 2017. A placa erguida pelo guindaste e a estrela que ilumina a 74ª Soea fazem referência à bandeira do estado do Pará, que é composta pelas cores vermelha e branca e uma estrela azul ao centro”, explica a publicitária Silvia Girardi, uma das idealizadoras da marca em parceria com Vinicius Dantas.

Já o carimbo comemorativo circula nas peças filatélicas e correspondência das instituições que pleiteiam sua emissão, propagando por meio da imagem e da legenda o tema que lhe deu origem. O período de circulação é definido com base nos fatos e eventos que comemora.

Abertas as inscrições para a 74ª SOEA

O lançamento da Soea, na noite da segunda (10), em Belém, foi marcado também pela apresentação do hotsite do evento, onde os participantes poderão obter informações sobre os preparativos da Soea, além de fazer a inscrição. Durante o lançamento do site, o presidente do Confea, do Crea Pará e da Mútua fizeram as primeiras inscrições para a Semana Oficial.

[FAÇA SUA INSCRIÇÃO]

Maiores informações, acesse o link: https://goo.gl/K6Ygs6