Presidente do Crea-PE faz palestra em evento de comemoração ao Dia do Geólogo

Novosdesafios_evandroEm comemoração ao Dia do Geólogo, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, ministrou, nesta terça-feira (02), palestra no evento promovido pela Associação de Geólogos de Pernambuco (AGP). O encontro foi realizado no auditório Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e reuniu estudantes e diversos profissionais da área para um debate amplo sobre as perspectivas e desafios dos Geólogos do Brasil.

Na ocasião, Evandro abordou o tema “O Crea-PE frente aos novos desafios”. “Em meio à crise econômica e política em que vive o Brasil, as profissões tecnológicas, não diferente das demais, sofrem com a queda de suas atividades, gerando um aumento no desemprego. Desta forma, o Crea-PE pretende superar este momento de incertezas tomando algumas medidas”, explicou Alencar.

Entre os pontos apontados pelo gestor foram discutir as grandes questões profissionais, nacionais e, agora também, as internacionais, gerar propostas de políticas públicas e acompanhar implementações, assegurar a sustentabilidade. “Precisamos também contribuir com as Instituições de Ensino, investindo permanente na qualidade da formação profissional, incentivar e motivar as Entidades de classe e propor debates técnicos discutindo os efeitos da Engenharia e profissões das áreas tecnológicas junto á sociedade”, afirmou Evandro de Alencar.

Em sua fala, o presidente ainda falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Crea Pernambuco na sua gestão. Ele destacou o fortalecimento do Crea Júnior Pernambuco, a implantação do Crea Móvel, descentralização das Fiscalizações, que garante o exercício legal da profissão, aquisição de novo sistema corporativo, realização de plenárias itinerantes e ciclo de debates sobre diversos temas.

Na programação, além do presidente do Crea-PE, estiveram  representantes da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e do CPRH. Ainda na ocasião, o conselheiro do Crea-SP geólogo Fábio Reis irá ministrar palestra sobre “Geologia = Engenharia Geológica: Atribuições Profissionais x Diretrizes Curriculares. Mais informações pelo telefone: Fone: (81) 8744-2758.