Presidente do CREA-PE participa, em Sergipe, da 3ª reunião do Sistema Confea/CREA

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Evandro Alencar, está em Aracaju/SE, onde participa da 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/ CREA e Mútua. O primeiro dia do encontro foi marcado por uma extensa pauta pontuada por demandas específicas de cada CREA, mas também por questões mais amplas da Engenharia e da Agronomia no País. O fortalecimento do Sistema; as decisões políticas e institucionais e a aprovação de novas Resoluções que regulamentam o exercício profissional foram foco dos debates entre os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e da presidência do Confea que estarão reunidos em Aracaju, até hoje (sexta-feira, 2/6).

O evento que acontece no Hotel Mercure, na Orla da Atalaia foi aberto na quarta-feira (31/5) pelo presidente do Creia-se, engenheiro agrônomo Arício Resende que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da reunião.  “É um espaço importante para discussão, avaliação e tomada de decisões políticas e institucionais, cuja relevância abrange, pontualmente, todos os Creas, e o Sistema como um todo. Além das especificidades, a reunião traz para reflexão e debate, a Engenharia como ferramenta fundamental para o retorno do crescimento econômico, de forma sustentável e inovadora”, destaca Arício.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo coordenador do Colégio de Presidentes (CP) e presidente do CREA-RN,  Modesto Ferreira dos Santos. Também participam da mesa diretiva, o presidente do Confea, José Tadeu Silva; o coordenador-adjunto do CP, Laércio Aires dos Santos e o diretor-presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães. Representantes de diversas entidades de classe, conselheiros e convidados, a exemplo do deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola Damasceno Freitas e o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ailton Francisco da Rocha, prestigiaram o primeiro dia de atividades do grupo.

O coordenador do CP, o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Modesto Ferreira ressaltou que a reunião tem por objetivo uniformizar os procedimentos, a fim de trabalhar como um Sistema único, e não de forma isolada. “É um momento importante para discussão sobre demandas e experiências administrativas, financeiras; políticas e eleitorais com o propósito de chegar um consenso, definindo propostas que serão encaminhadas para avaliação do Confea”, explica o coordenador.

Um dos principais pontos da reunião foi à aprovação da Resolução que prevê o cancelamento de registro de profissionais da Engenharia condenados por má conduta, envolvimento em escândalos ou crimes infamantes. “Havia uma enorme cobrança da CGU; TCU e da sociedade em relação ao posicionamento do Confea em face do envolvimento de profissionais da Engenharia com diversos escândalos como a Lava-Jato. Era cobrada uma atitude para punir os profissionais que tivessem má conduta ou estivessem envolvidos em escândalos ou crimes infamantes. A sociedade agora tem esta garantia do Sistema Confea/CREA em defesa da ética profissional”, afirma José Tadeu Silva.

Na pauta da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/CREA/Mútua consta a discussão sobre a adoção do Livro de Ordem pelos CREAs no controle das obras e serviços de Engenharia.

Homenagem

Na cerimônia de abertura a Reunião do CP foi marcada pelo momento em que o CREA-SE prestou homenagem ao deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola Damasceno Freitas. A honraria ao parlamentar, que é natural do município alagoano de Piranhas, é um reconhecimento do Conselho pela importante atuação que desempenha no Legislativo estadual em defesa do fortalecimento da Engenharia e da Agronomia no Nordeste e em todo o País.

O deputado recebeu o ‘Troféu 40 anos CREA-SE das mãos do presidente do CREA-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende que destacou a estreita relação de Inácio Loiola Damasceno Freitas com o Estado de Sergipe. “Esta homenagem é um reconhecimento e também um agradecimento pelo compromisso do deputado com as questões da Engenharia e da Agronomia e, em especial pela atenção e laços de amizade que construiu em Sergipe”.

Sua relação de afinidade com Sergipe vem de muito tempo.  Em seu discurso, o deputado Inácio Loiola lembrou que com grande satisfação em 2002 recebeu o Título de Cidadão Sergipano. Já no ano de 2004 foi agraciado com o título de Cidadão de Itabaiana e que agora recebe significativa homenagem do CREA-SE num importante evento que reúne presidentes dos Creas de todo o País. “Estou verdadeiramente comovido com a homenagem. Quando morei aqui em Aracaju estabeleci amizades que conservo até hoje, com grande orgulho. Eu saí de Sergipe, porém Sergipe não saiu de mim. Agradeço a todos e reforço aqui meu compromisso com a Engenharia e a Agronomia do Nordeste e do País”, afirmou o parlamentar.

Na ocasião, o engenheiro civil e presidente do CREA-AL, Fernando Dacal fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pelo deputado em defesa da Engenharia alagoana ao pontuar a instalação, na Assembleia Legislativa de Alagoas, da Frente Parlamentar de Engenharia, antiga reivindicação dos profissionais do Sistema Confea/CREA, de autoria do parlamentar. “É um deputado presente nas questões da Engenharia e da Agronomia. Parabenizo o CREA-SE pela justa homenagem a Inácio Loiola”, disse Dacal.

Com informações da ASCOM/SE