CREA-PE comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com ações de conscientização

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima segunda-feira, 5 de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), por meio da sua Comissão Permanente de Meio Ambiente (CPMA) promoverá, na sede do Conselho, uma série de ações internas e externas ao longo da semana.

De acordo com a programação, na segunda-feira, 05/06, haverá, a partir das 8h, distribuição de mudas de plantas nativas, cedidas pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

Na terça-feira, 06/06, dentro do Projeto Terça no CREA, haverá palestra da presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-PE), Bárbara Cavalcanti, sobre o programa itinerante Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), que por meio de desenvolvimento contínuo, tem o objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que atuam na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.

Durante toda a semana, será veiculada nas mídias sociais do Conselho, uma série diária com conteúdo sobre o meio ambiente. As publicações serão postadas no site do CREA-PE, no facebook e em grupos de whatsapp.

Internamente, uma campanha de conscientização visando maior interação entre os colaboradores no sentido de conscientizá-los para a construção de um meio ambiente cada vez mais protegido e saudável, será veiculada via e-mail e TV mural.

Também na quinta-feira (08/06), a partir das 19h, no auditório do órgão de classe, haverá palestra sobre o tema: Conservação da Paisagem, sua Inserção Produtiva e os Serviços Ambientais, com o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA-PE) e Mestre em Manejo Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), José Francisco.

O dia 5 de junho foi escolhido pela ONU para ser a data em que todas as Nações desenvolvam atividades que retratem a preocupação com o meio ambiente. Criada em 1972, a comemoração foi assinada durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o tema, junto com outra resolução que criava o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas.

A data visa incentivar a economia evitando o desperdício e a preocupação com as emissões de carbono, com o uso de alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades.

“Precisamos, todos, assumir a responsabilidade de despertar a consciência das pessoas, sensibilizando e informando sobre a importância do uso racional da água, da efetivação da ligação de esgotos à rede coletora de esgotos, proporcionando melhor qualidade de vida e o bem estar social”, defende o presidente do CREA-PE, Evandro Alencar.