Presidente Evandro Alencar divulga ações do Crea-PE em rádios da Região do Araripe

DSCN5070Em viagem desde a segunda-feira (16), pelo Interior do Estado e municípios de Marcolândia e Picos no Piauí, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar cumpriu, hoje pela manhã e no início da tarde, os últimos compromissos da agenda no Sertão. Logo às 7h, concedeu entrevista na rádio Grande Serra, no programa de variedades apresentado pelo radialista Genivaldo Souza que quis saber mais detalhes sobre a fiscalização conjunta dos Creas de Pernambuco e do Piauí, realizada no Parque Eólico Chapada do Araripe, na quarta-feira (18).

Evandro explicou que a fiscalização foi realizada em conjunto, embora, a responsabilidade pela ação e pelas exigências aos gestores do empreendimento cabia ao Crea-PI, já que, Marcolândia, onde está sendo executado o serviço de Engenharia, fica no Estado do Piauí. Disse também que a conversa no canteiro de obras se deu de forma bastante cordial e que, algumas dificuldades apresentadas pelo engenheiro Rodrigo Errera, responsável pela obra, serão discutidas na próxima reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste. Também falou que, quanto à participação de profissionais estrangeiros na construção do parque, não há nenhum impedimento, desde que, tudo esteja dentro da lei.

Mais uma vez Evandro Alencar destacou que o papel do Conselho é garantir que atividades das áreas tecnológicas sejam realizadas por profissionais habilitados, assim como, salvaguardar a segurança da sociedade.

O presidente também aproveitou o espaço para falar do Ciclo de Palestras queDSCN5068 foi realizado na noite da terça-feira (17), na Câmara dos Vereadores de Araripina e aproveitou para anunciar o Ciclo de Seminários que fará em várias cidades do Interior do Estado para tratar de questões, como água, alimentos, energia solar e eólica, desenvolvimento, entre outros temas.

Sobre os seminários o locutor quis saber qual a primeira cidade a receber o evento. O presidente informou que o primeiro dos seis que já estão programados, acontecerá na próxima terça e quarta-feira (24 e 25), no município de Salgueiro. Na oportunidade, o presidente convidou profissionais e o público interessado em discutir as riquezas e potencialidades hídricas da Região a participar do evento.

GetAttachment.aspx Em seguida, Evandro Alencar seguiu para a cidade de Ouricuri, onde foi entrevistado sobre as mesmas ações, pelos radialistas Cidinha Medrado e Luciano Pires, no programa Nossa Voz, que vai ao ar pela Rádio Voluntários da Pátria.

Na entrevista, Alencar falou da alegria de ver a realização de um empreendimento tão importante para a economia e geração de riqueza do Estado, já que parte do parque será construída no Estado de Pernambuco, e tranquilizou a população quanto aos problemas que poderiam ser causados pelas perfurações de poços nas terras da cidade de Araripina, para a construção das torres.

“Com as informações que obtivemos na fiscalização, fizemos um cálculo eGetAttachment.aspx1 verificamos que o montante não é tanto quanto pensávamos. Além do mais, também ficamos sabendo, que a água que esta abastecendo a obra esta sendo retirada de mais dois locais no próprio Estado do Piauí. Sabemos, é claro, que precisamos ter cuidados, por exemplo, para que não haja a contaminação do lençol freático, assim como também, para que não haja prejuízos à estabilidade do solo”, ressaltou o presidente do Crea-PE.

Assim como na entrevista anteriormente concedida, o presidente Evandro Alencar falou sobre o Ciclo de Palestra e de Seminários que estão programados, e convidou os profissionais da Região a participarem da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região do Araripe (Assengea), atualmente presidida pelo engenheiro Jurandir Paes Landin.

GetAttachment.aspx2Por fim, Evandro Alencar agradeceu o apoio da rádio, e se colocou à disposição para voltar em outras oportunidades. Também se dirigiu à população dizendo que “o Crea-PE está aberto para ajudar a todos, no que for possível”, concluiu.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE