Presidente Evandro Alencar encaminha proposta ao CP para tratar conflitos de atribuiçoes profissionais entre Confea e CAU-BR

EvandroPrimeiro a falar no período da tarde desta sexta-feira (20), primeiro dia da reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste e Norte, em Natal (RN), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, fez um relato sobre as discussões que tem mantido, em nível estadual, com o Conselho de Arquitetos e Urbanistas de Pernambuco (CAU-PE) para dirimir questões relativas ao entendimento de que os engenheiros civis não podem desempenhar algumas atividades que antes da separação dos conselhos eram atribuídas tanto aos engenheiros quanto aos arquitetos. O presidente também criticou o envio de ofício do CAU-PE às prefeituras municipais informando que engenheiros não podem exercer atividades de Arquitetura.

Sobre o impasse, o presidente foi autor de proposta encaminhada ao CP, solicitando que o Confea viabilize discussão, em nível nacional, para que haja entendimento prévio sobre as questões de sombreamento, antes da realização da segunda reunião entre o Confea e o CAU-BR. A proposta será apreciada na próxima reunião do Colégio de Presidentes que acontece de 16 a 18 de dezembro, em Salvador (BA).

Com relação a outro assunto pautado pelo gestor do Crea-PE, a realização do Seminário sobre a Engenharia e o Semiárido foi acatada sugestão do coordenador do Fórum e presidente do Conselho Regional do Piauí, Paulo Roberto de Oliveira, para o Crea-PE elaborar proposta de formatação do evento e encaminhar via e-mail aos demais integrantes do Fórum do Nordeste para que contribuam com sugestões.

Sobre o repasse, pelo Confea, da responsabilidade de emissão das carteiras profissionais para os regionais, em virtude da complexidade e dos altos custos previstos para a emissão dos documentos, os presidentes reunidos resolveram enviar proposta de alteração das regras definidas pelo Conselho Federal. A proposta será elaborada pelo presidente do Crea-AM, Cláudio Guenka.

Dilma Moura