Presidentes dos Creas do Nordeste participam de reunião do Fórum em Petrolina

IMG_0037Em Petrolina, cidade limite entre os estados de Pernambuco e da Bahia, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, deu início, na manhã da sexta-feira (1ᵒ), a 2ᵃ reunião ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste. O encontro aconteceu nesta sexta-feira e sábado (1ᵒ e 02), no Quality Hotel Petrolina.

Coordenador do Fórum, Evandro Alencar falou da satisfação de receber seus pares em Pernambuco e destacou a importância econômica da cidade de Petrolina, que com a cultura irrigada, se tornou um dos principais polos exportadores de frutas de toda a Região Nordeste.

Após a execução dos hinos brasileiro e de Pernambuco, o presidente do Crea-PE convidou o engenheiro agrônomo e ex- inspetor da Regional do Crea-PE em Petrolina, Urbano Lins, para iniciar a palestra sobre “Inovações Tecnológicas no Vale do São Francisco Voltadas para a Irrigação”.

IMG_0058Apresentando importantes informações sobre o tema, o palestrante ressaltou a preocupação com a perspectiva de haver, a médio e longo prazos, falta de alimentos para abastecimento da população mundial.

Na oportunidade dos informes políticos-institucionais, o coordenador Evandro Alencar agradeceu ao agrônomo Urbano Lins pela apresentação da palestra e registrou que o Crea-PE está com especial atenção no desenvolvimento de ações de valorização da Agronomia, que, segundo ele, precisa de mais espaço dentro do Sistema “e nós estamos trabalhando para isso. Estamos precisando fortalecer o nosso Sistema. Por isso nossa escolha pelo local da reunião”, explica.

“Também quero registrar que criamos, no Crea-PE, o Comitê Tecnológico Permanente (CTP), composto por 12 profissionais deIMG_0044 notório saber, já que percebemos que há pouco tempo para discutirmos Engenharia no dia a dia do Conselho”, disse explicando, que com relação ao rompimento da estrutura de acabamento de um dos canais da obra de Transposição do Rio São Francisco, encaminhou ofício ao Ministério da Integração Nacional e como resposta, recebeu, no Crea-PE, o gerente da obra para, num evento aberto ao público, discutir a questão com os profissionais e a sociedade pernambucana. Ainda informou que, sobre o pedido de visita ao local do rompimento, recebeu ofício do Ministério autorizando a visitação. “Vamos marcar uma data e iremos visitar o local junto com representantes do CTP e, aproveitamos para convidar qualquer presidente deste Fórum que queira participar da visita, que terá como objetivo, avaliar se há possibilidade de futuros rompimentos em outros locais da obra”, disse.

Evandro Alencar também informou aos presentes sobre a implantação do Projeto Terça no Crea que tem o objetivo de promover, semanalmente, palestras e minicursos gratuitos para  profissionais que tenham interesse em participar das discussões sobre os temas propostos.

IMG_0064O vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Antônio Carlos Albério, que participou do encontro representando o presidente José Tadeu, disse, que se possível, gostaria de ser convidado para participar de todas as reuniões do grupo. “Sou um presidente de Crea no Confea”, explica, parabenizando o coordenador do Fórum pela iniciativa de criação do CTP. “Como presidentes de Creas, vemos que a sociedade não tem conhecimento dos processos que envolvem as nossas profissões”.

Sobre os informes político-institucionais, Albério disse que as normas gerais para a elaboração do regimento do Confea e dos Creas já está concluído e deverão ser avaliadas na plenária do Federal em abril. Sobre a Resolução nº 1.021, que dispõe sobre as eleições do Sistema, em breve, será disponibilizada para consulta pública. Também sobre a Resolução nº 1.010, informou que, por meio de um substitutivo, deverá determinar o prazo de vigência dos processos de regularização de obras concluídas.

Outro tema abordado pelo presidente do Crea-PI, Paulo Roberto, diz respeito à liberação das prestações de contas dos Conselhos peloIMG_0065 Conselho Federal.  “Há quatro anos, não tenho resposta quanto à aprovação ou não das nossas prestações de contas. Não sabemos se estamos fazendo alguma coisa errada”, concluiu.

Foi também solicitada ajuda ao Confea, por meio do vice-presidente, no sentido de definir regras para a atuação dos profissionais como responsáveis técnicos em áreas limítrofes entre os estados, a exemplo do que ocorre em Petrolina e Juazeiro, com os profissionais que não residem no local da obra.

Os trabalhos do primeiro horário foram concluídos e, à tarde, o grupo voltou a se reunir para debater a minuta de resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre valores dos honorários de perícias e decidiu se pronunciar contrário a proposta enviando documento assinado por todos os presidentes ao CNJ.

Vencida a pauta, os presidentes agradeceram ao anfitrião Evandro Alencar, parabenizando-o pela condução dos trabalhos e pela escolha do local da reunião.

Último a falar, Evandro Alencar agradeceu a presença de todos, a confiança nele depositada quando o escolheram para coordenar o Fórum juntamente com o presidente do Crea-AL, Fernando Dacal, e anunciou que o vice-presidente do Confea, Antônio Carlos Albério, será convidado para todos os encontros do grupo.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE