Crea-PE

Profissionais de Cabo de Santo Agostinho e região participaram do encontro microrregional preparatório para o 11º (CEP-PE)

Evento aconteceu na noite da terça-feira (2), onde sete propostas foram apresentadas e votadas pelos participantes

O primeiro encontro microrregional preparatório para o 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) de agosto aconteceu na noite desta terça-feira (2) no Cabo de Santo Agostinho. O evento proporcionou uma mobilização dos profissionais locais na apresentação de propostas de inovação tecnológica, infraestrutura e valorização profissional.

O encontro, décimo terceiro realizado pelo Crea nas cidades com inspetorias e mais um com as entidades de classe, deu oportunidade aos profissionais contribuírem com propostas em benefício da categoria e bem-estar da sociedade. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos no Centro Administrativo Municipal (CAM).

A mesa de abertura foi formada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pelo secretário das Regionais do Cabo, Ebenézer Marinho; pelo inspetor secretário do Cabo, José de Souza Leão Neto; pelo coordenador adjunto da Comissão Organizadora do 11° CEP-PE, Nailson Pacelli; e pela diretora geral da Mútua-PE, Roberta Meneses.

“Para ser diferente precisamos participar ativamente. É isso que nós queremos, Crea cada vez mais forte com a participação de todos vocês”, saudou Lucena, convidando os presentes a lançarem suas propostas no encontro da noite.

O secretário reforçou a parceria com o Crea-PE principalmente na contribuição de projetos para melhoria em problemas que possam ser solucionados com a engenharia. “Que esse encontro possa reunir boas sugestões para a categoria e para a sociedade”, destacou Marinho.

Logo depois da abertura, Nailson Pacelli explicou todo o processo para a elaboração das propostas. O objetivo é recolher sugestões que possam nortear as políticas públicas dos governos dentro dos eixos temáticos. Usar as engenharias, agronomia e geociências para o desenvolvimento social, econômico e sustentável. “O Crea tem que estar onde a engenharia está”, observou o coordenador adjunto.

Os profissionais presentes apresentaram propostas nos três eixos temáticos que norteiam o Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO). Na noite, os presentes apresentaram sete propostas nos três grupos, com as aprovação de todas as sete.

Ainda no evento foi escolhido o delegado do Cabo de Santo Agostinho: Jorge Washington Sampaio Alves. Ele irá defender as propostas aprovadas neste encontro durante o 11º CEP-PE, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife. “Fico feliz com essa eleição. Como engenheiro civil ficou feliz em poder dar minha contribuição e fortalecer mais nossa categoria”, declarou Jorge Washington.

Para entender melhor a importância destes seminários para os profissionais, o Confea promove a cada três anos o CNP. Este congresso é um fórum apoiado pelos Conselhos Regionais e pelas entidades nacionais. O objetivo é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. Isso, com a participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para este ano, o Congresso teve como pauta aprovada pelo plenário do Confea o tema central: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O assunto será abordado em três eixos de discussão, sendo eles: Inovações Tecnológicas, Infraestrutura e Valorização Profissional.

Pular para o conteúdo