Crea-PE

Crea Convida desta terça (4) traz o projeto de obra de Gilberto Freyre em história em quadrinhos

O encontro terá como palestrantes Fernando Freyre Filho, presidente da Fundação Gilberto Freyre; e Flávio Domingues, engenheiro civil, produtor cultural, além do superintendente de  de Gestão do Crea-PE, Marcos André Carvalho com debatedor

Um homem à frente do seu tempo é uma descrição que cabe perfeitamente no perfil de um dos mais importantes sociólogos do século 21 e escritor pernambucano Gilberto Freyre. Imagine, em pleno 1937, lançar um livro, cuja temática é extremamente atual: os impactos da indústria canavieira no meio ambiente. Para modernizar a linguagem da obra, o Crea-PE, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, está com o projeto “Nordeste em Quadrinhos”, que vai transformar o livro do escritor em história em quadrinhos.

Para falar sobre o projeto e a importância de Gilberto Freyre para Pernambuco, Nordeste e o Brasil, o Crea Convida desta terça-feira (4) tem como tema “Nordeste em quadrinhos: a obra ecológica de Gilberto Freyre na linguagem das HQs”. Como palestrantes, Fernando Freyre Filho, administrador de empresas, presidente da Fundação Gilberto Freyre e neto do sociólogo; e Flávio Domingues, engenheiro civil, produtor cultural e idealizador do projeto. Também terá a participação de Marcos André Carvalho, bacharel em Administração e Direito e superintendente de Gestão do Crea-PE, como debatedor.

O projeto vai rejuvenescer a obra de Freyre, na avaliação do presidente da Fundação. “É um desafio manter vivo os ideais de Gilberto Freyre. É uma grande entrega que a Fundação vem propondo”, atesta Fernando Freyre. Ele confirma um vasto material do avô com potencial de ser revisitado para contribuir para as discussões, debates e proposições de temas atuais.

Para ele, como neto, são memórias afetivas que fazem parte da sua origem. “Cresci vendo esses debates na mesa, durante as refeições”, fala o presidente da Fundação, com orgulho de ter sido testemunha da contribuição do avô para a sociologia e para a história. O sociólogo tem no currículo uma obra inteiramente dedicada à análise das relações sociais no período colonial brasileiro e como essas relações contribuíram para a formação do povo brasileiro no século 20.

Além de sociólogo, Freyre era também era antropólogo. Nasceu no Recife, Pernambuco, em 15 de março de 1900. De família tradicional na sociedade recifense, seu pai, Alfredo Freyre, era professor, advogado e juiz. Freyre estudou no antigo Colégio Americano Gilreath, atualmente Colégio Americano Batista, instituição de ensino tradicional dirigida por algum tempo por seu pai. Freyre despontou desde cedo como um talento para a literatura e as ciências humanas.

A obra que inspirou o projeto do Crea-PE é o “Nordeste: Aspectos da Influência da Cana sobre a Vida e a Paisagem do Nordeste do Brasil”. Os estudiosos avaliam que o livro se diferencia das obras anteriores do escritor pela linguagem mais objetiva, despojada e simples. Com uma visão da ecologia social desta região do Brasil na constituição de uma nacionalidade e na fixação de um patrimônio da cultura.

Mais que o ambiente canavieiro, Gilberto Freyre permitiu o conhecimento, naquela época, de um Nordeste inexplorado, rico de uma natureza quase intacta, mas que já sofria agressões feitas pelo ser humano, priorizando a produção e ganhos financeiros. Diferente do estereótipo que a maioria dos brasileiros tem, o Nordeste de Gilberto Freyre é uma terra de riqueza, águas generosas e sol sempre cheio de energia para se plantar e produzir. Ele chamava a região de um ensaio ecológico. Tal ensaio retrata a região agrária nordestina que, segundo ele, foi, durante muito tempo, o polo principal da civilização brasileira.

Para Flávio Domingues, o projeto é um reconhecimento à importância do trabalho de Gilberto Freyre. “Um homem à frente do seu tempo e já naquela época, ao escrever o Nordeste, propôs um estudo sobre a preservação do meio ambiente, a ecologia nordestina, os impactos que a indústria canavieira tinha no meio ambiente. E isso comprova essa visão de um homem que estava além do seu tempo”, reforça Domingues, destacando que: “a ideia de uma publicação no formato de história em quadrinho aposta numa forma atual, para que o jovem entenda, mas que atenda a todas as faixas de idade, porque quadrinho é uma leitura feita desde crianças a adultos”.

“A importância do Crea neste debate passa pela confecção desse livro, que vai retratar a obra de Gilberto Freyre, que é o Nordeste lá dos anos 30 e que trazia reflexões sobre o ecossistema da cultura canavieira. Na época, mostrava a que visão de Gilberto em relação ao tema tem todo um entendimento dos geocientistas ligados ao meio ambiente”, observa Marcos Carvalho.

Na avaliação do superintendente, esse projeto é uma forma do Crea trazer novamente o debate, junto com a Fundação Gilberto Freyre, para discutir de uma forma lúdica um tema tão relevante para o Nordeste, para Pernambuco, para o meio ambiente e para as geociências.

O Crea Convida será transmitido ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.

Skip to content