Crea-PE

Profissionais de Caruaru prestigiam Encontro Microrregional do 9º CEP realizado pelo Crea-PE

O penúltimo Encontro Microrregional do 9º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE), realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), aconteceu na noite desta quinta-feira (09), na Região de Caruaru, no auditório da Caixa Econômica Federal. Por decisão do presidente do Conselho, Evandro Alencar, apoiada pela diretoria que o auxilia na condução do exercício, pela primeira vez, este evento que acontece a cada três anos, com o objetivo de proporcionar aos profissionais do Sistema a oportunidade de sugerirem mudanças tanto na legislação que rege o Sistema quanto nos procedimentos adotados nas diversas instâncias do órgão, será realizado em 10 municípios do Estado onde o Conselho tem Inspetoria Regional.

“Fizemos um trabalho bastante abrangente para proporcionar a participação maciça dos profissionais pernambucanos nesse processo de grande importância para todos nós que compomos o Sistema. Foi promessa de nossa campanha à presidência do Crea-PE interiorizar todas as ações que implementássemos no decorrer do nosso mandato”, explica Evandro Alencar.

A mesa de cerimônia foi composta pelo presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, pelo gerente Regional de Construção Civil da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Fernando de Lyra Júnior, pelo diretor Administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), Marcelo Tabatinga, pelo inspetor Secretário da Regional do Crea-PE em Caruaru,  Edson Rosendo de Azevedo, e pelo coordenador da Comissão Organizadora Regional do CEP, Plínio Sá.

O presidente abriu os trabalhos da noite agradecendo a presença do todos, falando da importância da participação dos profissionais neste evento e da importância econômica e política da cidade de Caruaru acrescentando que o Encontro Microrregional é uma grande oportunidade de aproximar o Crea-PE dos profissionais da região.

Agradecendo ao convite para participar do evento, o gerente Regional da Caixa, Paulo Fernando, disse que as portas da instituição estarão sempre abertas para atender ao Crea-PE no que for possível. Primeiro, porque a iniciativa beneficiará a relação dos profissionais do Sistema que são colaboradores da Caixa e também para fortalecer, cada vez mais, a parceria entre a Caixa e o Crea.

O diretor Administrativo da Mútua, Marcelo Tabatinga falou sobre a atividade social da Mútua, informando que 20% de toda receita dos Creas é destinada a Mútua, sendo revertido em 18 benefícios reembolsáveis e outros não reembolsáveis. “Para ter acesso aos benefícios é necessário se associar à Mútua, momento a partir do qual já é garantido um seguro de vida e auxilio funeral. Quem não entra na Mútua deixa de receber um benefício que é seu por direito”, conclui o diretor.

O inspetor Secretário, Edson Rosendo de Azevedo, falou da satisfação de receber em sua cidade o evento, ressaltando que a atual gestão do Conselho está resgatando os profissionais do Interior como havia se comprometido em campanha. “Agora, a voz do engenheiro do Sertão é ouvida”, afirma o inspetor da Regional de Caruaru.

O coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR-PE) do 9º CEP, Plínio Sá, falou da satisfação de coordenar o trabalho, desta vez, na sua cidade natal.

Concluídas as considerações dos integrantes, foi desfeita a mesa e aberto espaço para que o gerente Regional de Construção Civil da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Fernando de Lyra Júnior, falasse aos participantes sobre o financiamento da Caixa, voltado à pessoa física, visando possibilitar a construção de imóveis e ainda, o financiamento para aquisição do terreno e da construção. Sobre a parte burocrática do processo, falou dos documentos que devem ser apresentados para obtenção do financiamento, o tempo para quitação do valor financiado e ainda, explicou que, em virtude de mudanças ocorridas, uma pessoa que já tenha financiamento, inclusive ativo, poderá obter um novo.

Após as explicações do representante da Caixa Econômica Federal, foram chamados para compor a mesa dos trabalhos o coordenador e os membros da COR-PE, Plínio Sá, Nielsen Christianni Gomes e Leonardo Sales, respectivamente.  Primeiro a falar, Plínio Sá, expôs os eixos temáticos do Congresso e prestou mais informações sobre o os objetivos da iniciativa. Em seguida, Nielsen Gomes, passou para a etapa de discussão e debate das propostas que farão parte do conjunto de sugestões que serão discutidas e validadas entre os dias 17 e 18 de junho, no Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PE) que será realizado no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), no Recife e que, posteriormente serão  encaminhadas para a discussão em nível nacional entre os dias 1° e 3 de setembro, no Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), que será realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Além dos profissionais da Região, dos integrantes da COR-PE , do chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, do diretor José Carlos Pacheco e do diretor Regional da Mútua, Augusto Nogueira, foi registrada a participação do gerente de Filial de Habitação da Caixa, da gerente de Filial de Governo da Caixa, do presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP-PE) e do representante da Favip, Bento Júnior dos Santos Pinto, Izabela Brandão, José Rodolfo Rangel e Geovani Almeida, respectivamente.

O evento reuniu 29 participantes que contribuíram com 15 propostas que se enquadram nos eixos temáticos do Congresso. Para defender as propostas da cidade de Caruaru no CEP-PE foram eleitos os delegados Geovani Almeida (Titular) e Pablo Magalhães (Suplente).

Antes da conclusão do encontro, o diretor Administrativo do Crea-PE e coordenador da Comissão do Programa Crea Júnior Pernambuco, José Carlos Pacheco, prestou informações ao público quanto aos objetivos e ações que estão sendo desenvolvidas pelo Programa.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE

 

Pular para o conteúdo