Capacitação foi promovida virtualmente pelo Crea-PE em parceria com a ABCP

Com o objetivo de adquirir conhecimento sobre um dos métodos mais eficientes da construção civil moderna, mais de 100 pessoas, entre profissionais e estudantes, participaram do curso “Viabilidade Técnica e Econômica para o Sistema Construtivo Parede de Concreto”, promovido pelo Crea-PE em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A capacitação foi realizada de forma on-line nesta segunda-feira (19).
Na abertura do curso, o presidente do Conselho, Adriano Lucena, agradeceu a presença dos participantes. “Na engenharia, é fundamental que possamos desenvolver projetos e executar obras com qualidade. Por isso, a aquisição de conhecimento deve acontecer de maneira contínua. No Crea-PE, estamos promovendo isso por meio de diversas iniciativas, que são benéficas para os profissionais e para toda a sociedade”, destacou. Ele também desejou um bom curso aos participantes e os convidou a se envolverem de forma ativa com o Conselho. “Estamos sempre à disposição de todos”, concluiu.
O curso foi ministrado pelo engenheiro civil Márcio Pimenta, coordenador do programa Parede de Concreto da Comunidade da Construção da ABCP/MG, e contou com a participação de engenheiros civis, técnicos em edificações e estudantes das áreas afins. “Hoje, o conhecimento sobre sistemas construtivos à base de concreto é essencial em todas as etapas de uma obra, desde a concepção dos projetos até a fase de manutenção das edificações”, frisou o professor.
A programação abordou tópicos como: contextualização do mercado; definição de sistemas construtivos; peças e acessórios; sistemas de segurança; premissas e especificidades de projetos; generalidades do concreto; planejamento de obras; suprimentos; norma de desempenho ABNT NBR 15.575; versatilidade e diversidade tipológica; sistemas de elevação e montagem; premissas para processos de compra; viabilidade financeira das fôrmas; conceitos e implicações do eixo de simetria; planejamento de ciclo; dimensionamento de equipe; fatores de viabilidade econômica; e exemplos de sistemas construtivos aplicados em diferentes partes do mundo.
A engenheira de projetos da ABCP, Karla Guimarães, destacou o trabalho da Associação no aprimoramento dos sistemas construtivos à base de cimento nas cidades pernambucanas e agradeceu ao presidente Adriano Lucena pela parceria com o Crea-PE. “Cabe a nós, engenheiros e técnicos, garantir intervenções seguras e em conformidade com as normas técnicas”, ressaltou.



