Projeto de Lei que restringe atividades de agrônomos e engenheiros de pesca é debatido com Raul Jungmann na Plenária Itinerante do Crea-PE

DSCF7064O Projeto de Lei nº 1.016/2015 que tramita na Câmara dos Deputados foi alvo do debate entre os membros do pleno do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) durante a 2ª Plenária Itinerante, realizada no sábado (17), na Escola Técnica Professor José Luiz Mendonça, em Gravatá. Durante a reunião, o deputado federal Raul Jungmann esteve no encontro e ouviu o posicionamento do coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PE, engenheiro de Pesca José Carlos Pacheco.

Sobre o assunto, o deputado falou da importância de debater a sustentabilidade. “Quando peguei a pauta de vocês e vi os temas que seriam abordados fiquei imensamente satisfeito. Vê um órgão que congrega diversas modalidades profissionais debater a sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento”, pontuou Jungmann. Ainda segundo ele, as discussões sobre o uso da energia solar e o projeto da reserva Camará mostram o quão antenado está o Crea Pernambuco para as questões da sustentabilidade.

“Mais que isso, vemos a preocupação com um futuro, algo que seja agradável para as próximas gerações. E na minha visão, pensar Engenharia e Agronomia é pensar num mundo melhor”, destaca o parlamentar. Aproveitando a presença do deputado e a preocupação com o PL 1.016, que propõe a alteração da Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968, para definir atividades e atribuições profissionais da área de zootecnia, Pacheco pediu o apoio do parlamentar para que o projeto não seja aprovado pelo Congresso. Segundo o coordenador, caso seja aprovado o PL dará exclusividade do trabalho de cultivo animal aos zootecnistas, o que irá impactar decisivamente no Sistema Confea/Crea e Mútua.

Simpático ao pleito do conselheiro José Carlos Pacheco, o deputado orientou o Crea Pernambuco a envidar esforços na criação e implantação de uma agenda parlamentar. “É preciso que enquanto Sistema vocês digam aos parlamentares quais são os seus interesses. É preciso mostrar o que impacta em vocês, é preciso mostrar a cara”, explicou Jungmann.

Atualmente, o projeto está aguardando parecer do relator na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).