Capa > Destaque > Propriedade intelectual foi tema de palestra no Terça no CREA

Propriedade intelectual foi tema de palestra no Terça no CREA

Na edição do projeto Terça no CREA ocorrido na noite da última terça-feira (3), o palestrante Paulo Coelho Vieira trouxe ao público a palestra “Patentes e SysPat: empoderando engenheiros, transformando ideias em receitas e uma sociedade melhor”. Economista pela University of Illinois & Université Catholique de Louvain, Paulo Vieira é CEO do SysPat, um sistema voltado para a criação de patentes e que visa valorizar, principalmente, as ideias do pequeno inventor.

Durante o encontro, Paulo Vieira reforçou a importância de patentear criações – mesmo as mais simples – e torná-las propriedade do autor. De acordo com o profissional, a prática ainda é uma cultura pouco difundida no Brasil, o que deixa de gerar riquezas para o país e autonomia para os profissionais. “Já que o que a gente pensa é tão importante, por que não nos ensinam a sermos donos do que pensamos? ”, questionou o palestrante.  Em sua apresentação, ainda expôs dados globais sobre o impacto positivo que as patentes podem causar, como por exemplo o fato comprovado de que setores intensivos em propriedade intelectual pagam salários até 41% mais altos.

Durante a noite, ainda houve a exibição de vídeos que ajudaram a introduzir os conceitos apresentados pelo economista, além de um passo-a-passo detalhado sobre como os profissionais de qualquer área podem utilizar as ferramentas do SysPat para proteger e valorizar suas ideias.

Ao final do evento, um espaço para perguntas foi aberto ao público.

Ciente da importância da ferramenta para o crescimento dos profissionais, o CREA-PE firmou um termo de parceria com o SysPat. A união permite aos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea Pernambuco e aos seus funcionários o desconto de 20% nos valores mensais ou anuais de utilização da tecnologia.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates