Recife sedia 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

IMG_2696Presidentes dos regionais do Conselho de Engenharia e Agronomia de todo o País, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), ex-presidentes do Crea-PE, conselheiros federais, diretores do regional pernambucano, conselheiros regionais, assessores e convidados  estão no Hotel Transamérica, no Recife (PE), onde participam de hoje (quarta-feira,03), até a sexta-feira (05), da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A reunião, que ocorre a cada dois meses, em estados distintos da Federação, tem o objetivo de discutir questões afetas a todo o Sistema, que têm origem nas reuniões que ocorrem, com a mesma frequência, nas Regiões do País. O Colégio de Presidentes (CP) é o fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e tem por objetivo precípuo buscar a unidade de ação preconizada no art. 24 da Lei nº 5.194, de 1966. O regimento do CP está regulamentado pela Resolução nº 1.012, de 10 de dezembro de 2005.

Após a execução dos hinos brasileiro e pernambucano, o presidente Evandro Alencar, anfitrião do evento, deu as boas vindas a todos os presentes e desejou a todos bom trabalho durante os dias do encontro. O engenheiro e diretor presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), Paulo Guimarães, agradeceu a recepção do presidente do Crea-PE e também desejou bom trabalho a todos. O vice-presidente do Confea, engenheiro agrônomo Antônio Carlos Albério, representando o plenário do Confea, se colocou à disposição para colaborar no que for necessário. Já o presidente do Crea-RR, engenheiro civil, coordenador adjunto do CP,  Marcos Camoeiras, repetiu as palavras dos demais agradecendo à recepção do Crea-PE e desejando bom trabalho, assim como também o fizeram o coordenador do CP e presidente do Crea-RN, engenheiro eletricista, Modesto Ferreira Filho, e o presidente do Confea, José Tadeu da Silva, que agradeceu ao presidente Evandro Alencar por sediar o encontro.

PALESTRA

IMG_2712Além dos itens da pauta, a reunião do colegiado no Recife contou com a palestra sobre “Engenharia nos tempos atuais e futuros”, feita pelo engenheiro civil, ex-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) e membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, Carlos Calado, que, com uma abordagem ampla, tratou de questões relativas à Engenharia avaliando individualmente os segmentos da formação profissional, do exercício da atividade regulamentada pelo Sistema e, por fim, do mercado de trabalho.

A preocupação de que a atividade fim da Engenharia esteja sendo minorada pela importância que está se dando a atividade meio norteou o debate. Na opinião do palestrante, há de se ter consciência quanto à necessidade de buscar, com base na realidade atual, a melhor Engenharia para os tempos futuros.

O professor Carlos Calado concluiu sua apresentação apontando como ações determinantes para os futuros engenheiros a formação acadêmica sólida e continuada, experiência com a prática do fazer, ousadia com responsabilidade e não ter medo da inovação.

Após as considerações finais sobre o tema, o professor Carlos Calado abriu a palavra para responder perguntas dos presidentes de diversos Creas.

No segundo ponto da pauta, os informes político-institucionais da presidência do Confea, do coordenador do CP, dos presidentes de Creas, da Mútua e dos conselheiros federais.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE