Crea-PE

Recife sediará a 6ª Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste

Encontro acontece nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem

Recife será a capital do Nordeste nos próximos dias 10 e 11 de novembro. A cidade sediará a 6ª Reunião do Fórum de Presidentes dos Creas da Região Nordeste. O encontro reunirá os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia e traz na pauta ações conjuntas em prol da região e de seus profissionais.

“A pauta é composta por 13 pontos, dentre eles, um assunto levantado pelo Crea de Pernambuco. É sobre a vacância dos cargos dos conselheiros. Por vezes, a gente tem um conselheiro suplente ou titular que por um motivo ou outro sai do mandato. Tem uma trava muito forte para substituir. A gente quer colocar alguns critérios, mas também quer colocar algumas facilidades em repor, porque quem sai perdendo é o (Conselho) Regional, que deixa de ter mais um conselheiro para ser mais colaborativo, mais um olhar. Então, estamos fazendo essa proposição”, explica o anfitrião do encontro, o engenheiro civil Adriano Lucena, presidente do Crea-PE.

Lucena ainda informa que haverá a palestra sobre a Nova Lei de Licitações, com o engenheiro civil e advogado especialista sobre o tema, Alberto de Barros Lima. “Ele vai trazer os pontos mais importantes da Lei 14.133 de 2021, que entra em vigor a partir de 1º de abril de 2023. Serão destacados os pontos mais emblemáticos para que a gente possa fortalecer a sociedade, as empresas e os conselhos”, assegura o presidente Crea-PE.

Lucena esclareceu outros pontos da pauta. “Um dos assuntos, de grande interesse de todos, dos profissionais, das empresas, do sistema, da sociedade, será colocado pelo Crea-CE, que é a mais uma tentativa da gente debater o não reajuste da anuidade. Em todos os instantes, em todos os momentos a gente está se colocando para esse debate, que é um pedido de revogação da PL 1458 de 2022, que determina o reajuste da anuidade”.

O Fórum de Presidentes do Nordeste acontece no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem. A abertura está prevista para 9h. Logo depois, de acordo com o protocolo do encontro, há a conferência de quórum, bem como a leitura dos itens abordados na pauta do fórum anterior.

Para estes dois dias, a pauta é composta de assuntos como informações dos gerentes de Fiscalização sobre a participação no 6º Encontro Nacional da Fiscalização (Enafisc), realizado em Goiânia (GO) em outubro passado, bem como as ações para as fiscalizações de hotéis. Também será discutida a padronização de outros meios de comunicação/notificação (via: WhatsApp, Sistema, E-mail) em substituição ao aviso de recebimento pelos Correios, sem causar prejuízo ao processo e que tenha segurança para os Regionais. A intenção é diminuir os custos processuais com envio de correspondências e publicações, além de dar maior celeridade aos trâmites operacionais.

 

Pular para o conteúdo