Tecnologia e liderança são temas do primeiro dia do VII Enac

Encontro Nacional do Crea Júnior reuniu estudantes e jovens profissionais de todo o país, das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências em palestras, debates e troca de experiências

Estudantes e jovens profissionais do Sistema Confea/Crea tiveram a oportunidade, nesta sexta-feira (4), de descobrir as tendências e o futuro da tecnologia e se inspirarem com a trajetória de lideranças femininas. A troca de experiências aconteceu no VII Encontro Nacional do Crea Júnior (Enac), que acontece pela primeira vez no Recife, e vai até este sábado (5). O tema do encontro é Tecnocultura: a influência na construção cultural.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Adriano Lucena, chamou a atenção para a importância de os profissionais estarem alinhados com as necessidades da sociedade. Lucena defendeu que é necessário sair do grande sistema que abrange a Engenharia, Agronomia e a Geociências e encarar a missão de encontrar soluções para promover o bem-estar e a melhoria de vida da população.

Adriano Lucena abriu o VII Enac, ao lado do conselheiro federal de Santa Catarina, Evanio Ramos; da coordenadora nacional do Crea Júnior, Luana Matos, e da diretora geral da Mútua-PE, Roberta Meneses. “O Crea Júnior tem a missão de transformar esse Sistema gigante (Confea/Crea) em um sistema para todos”, afirmou Lucena.

As representantes do Crea Júnior e da Mútua falaram sobre a importância do Enac. “É um encontro de família, com vários sotaques, culturas e ideias diferentes”, disse Luana Matos. Roberta Meneses disse que eventos como o Enac contribuem para o futuro dos profissionais. Já Evanio Ramos convidou os novos representantes do Crea Júnior a buscarem o compromisso de fortalecer o programa, que ele considera potente na formação de novas lideranças.

Tecnologia

Gerino Xavier, presidente do Sindicato das Empresas Tech de Pernambuco, que fez a palestra magna com o tema Tecnocultura, alertou que a inserção do engenheiro no mercado de trabalho depende não só do seu conhecimento técnico. Segundo ele, também conta a forma como esse profissional se relaciona com as pessoas e o ambiente. Ele apresentou as ferramentas da computação, como inteligência artificial, big date, realidade aumentada; e a web 3.0 – rede de inteligência e conectividade.

O público teve a oportunidade de conhecer a trajetória e a experiência de um grupo de mulheres enquanto líderes do Crea Júnior. No talk show com o tema “O papel do Crea Júnior na formação de lideranças”, elas falaram dos exemplos de líderes que as inspiraram, dos desafios, as conexões e as inspirações dentro do programa. A troca de ideias tinha a intenção de mostrar a importância e a necessidade de comprometimento dentro do Crea Júnior, que na visão do grupo é a primeira escola de liderança e serve de base para a vida profissional.