Reunião extraordinária do CP aprova criação de GT para técnicos no Sistema Confea/Crea

71soea_cp_mesa2A 2ª reunião extraordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua marcou a tarde desta segunda-feira (11) durante os eventos precedentes à 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Teresina (PI). Na ocasião, o CP recebeu a visita de técnicos representantes de entidades de classe que solicitaram a criação de GTs dos Técnicos em Creas de todo o Brasil e de um GT no Confea. A proposta foi aprovada pelos presidentes e será produzida a proposta de criação do GT e direcionada para homologação no plenário do Confea.

“O objetivo é acompanhar todos os projetos de lei em tramitação para nos colocar de novo no plenário dos Creas e do Confea, além de acompanhar todos os processos que correm nas câmaras e nos plenários dos Creas”, explicou o técnico eletrotécnico André Luiz Pereira Freire, presidente da Associação dos Técnicos Industriais de Ipatinga (MG) e coordenador do GT dos Técnicos, que já está em funcionamento no Regional de Minas Gerais.

Na abertura da reunião, o presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira, deu as boas-vindas aos presidentes e conselheiros reunidos no Centro de Convenções Atlantic City. “Será uma semana muito produtiva. Estamos, de fato, trabalhando para fazer uma semana especial. O Piauí está de braços abertos, sejam bem-vindos”, falou o anfitrião.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu, destacou a importância das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua 2014 na pauta do CP. “A todos que pretendem concorrer, desejo sucesso”, enfatizou ao lembrar que os presidentes interessados em se candidatar deverão solicitar a descompatibilização até 18 de agosto. José Tadeu informou ainda que os presidenciáveis à República são convidados a participar da 71ª Soea e aguardados no evento.

Aproveitando a oportunidade, solicitaram o afastamento dos Grupos de Trabalho (GTs) e das comissões que compõem os presidentes: engenheiro eletricista Modesto Ferreira dos Santos Filho (Crea-RN); engenheiro civil Juarez Samaniego (Crea-MT); engenheiro civil e segurança do trabalho Carlos Alberto Kita Xavier (Crea-SC); engenheiro civil Joel Krüger (Crea-PR); engenheiro civil Flávio Correia de Sousa (Crea-DF); engenheiro agrônomo Helder Paulo Carnielli (Crea-ES); engenheira agrônoma Giucélia de Araújo Figueiredo (Crea-PB); engenheiro agrônomo Antônio Carlos Alberio (Crea-PA); engenheiro civil Roosevelt Patriota (Crea-AL); engenheiro civil Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques (Crea-RR); engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos (Crea-AP); engenheiro civil Nélio Alzenir Afonso Alencar (Crea-RO); engenheiro mecânico Alcino Araújo Nascimento Filho (Crea-MA); e engenheiro civil Valdivino Dias da Silva (Crea-TO).

No encontro, foi aprovada a minuta da Resolução para correção dos valores das taxas e anuidades que serão praticados pelos Creas no exercício de 2015, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ainda durante a reunião, o presidente José Tadeu destacou o acordo do TCU que recomenda ao Confea a formação de um banco nacional de informações sobre o Projeto de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Acervo Técnico, de modo a possibilitar futura integração das informações geridas pelo Sistema Confea/Creas aos programas de controle e gestão da Administração Pública.

Com informações do Confea