Salgueiro recebe Encontro Preparatório do 10º CEP

Seguindo a ordem determinada pela Comissão Organizadora Regional (COR), do 10º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE), o segundo Encontro Preparatório, aconteceu na noite desta segunda-feira em Salgueiro. O local escolhido pelos organizadores, Comemore Espaço, abrigou 35 participantes, dos quais 29 profissionais e seis convidados. As propostas do grupo foram baseadas no tema central sobre as Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, que está sendo abordado a partir de cinco eixos temáticos: Inovações Tecnológicas; Recursos Naturais; Infraestrutura; Atuação Profissional e Atuação das Empresas de Engenharia.

A mesa dos trabalhos que foram iniciados as 18h, foi composta pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), engenheiro civil Evandro Alencar, conselheiro e coordenador da COR, engenheiro eletricista André Lopes, pelo vereador, professor Hercílio Carvalho (PSB), que, na oportunidade, representou o legislativo do município de Salgueiro; conselheiro federal, engenheiro mecânico Ernando Carvalho; diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Pernambuco (Mútua-PE), engenheiro civil Adriano Lucena e, pelo inspetor Coordenador da Regional de Salgueiro, engenheiro de Minas Antônio de Ataíde.

Destaque ainda para as presenças do conselheiro e membro da COR, engenheiro civil Jorge Wanderley, inspetor Secretário da Regional do Crea-PE em Petrolina e membro da COR, engenheiro Agrônomo Pedro Paulo Ximenes e da representante da Associação Nordestino-Brasileira de Engenheiros de Minas (Anbem), engenheira de minas Najara Vais.

O presidente Evandro Alencar agradeceu a presença do público e falou da importância dos profissionais que irão elaborar propostas para a melhoria da atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua nos próximos três anos.

O coordenador da COR, André Lopes, explicou aos profissionais o que são os encontros e como acontece o CEP. Já o conselheiro e membro da COR, Jorge Wanderley, falou sobre o Sistema Confea/Crea e Mútua.

Na etapa seguinte, foram elaboradas e apresentadas as quatro propostas que foram aprovadas. Os profissionais de Salgueiro elegeram para delegado Regional o engenheiro agrônomo Nénerran Alexandre.

Encontros – Com o como objetivo de reunir profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências para debater, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais (COR), propostas de estratégias para o desenvolvimento regional e nacional, os encontros contam com a participação dos profissionais, que promoverão amplos debates, por meio dos quais serão construídas as propostas que serão sistematizadas no CEP, marcado para acontecer nos dias 26 e 27 de julho, no Recife. Além da elaboração de propostas, também nos encontros serão eleitos os delegados responsáveis por defender em nível estadual e nacional, as propostas elaboradas por cada grupo.