Segundo dia de reunião do CP debate CNP, eleições online e a Rosa dos Ventos

IMG_0467Na manhã desta terça-feira (12), segundo dia da Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP), do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontece até a quarta-feira (13), no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), em Curitiba, a pauta foi retomada a partir da apreciação e aprovação da súmula da reunião anterior e da leitura, discussão e aprovação da pauta da reunião ora realizada. Em seguida foi projetado o quadro demonstrativo de andamento das propostas do exercício de 2015, e, na oportunidade, o coordenador do CP, presidente do Crea-RN, Modesto dos Santos Filho, informou que o mesmo quadro, referente ao exercício de 2016, será encaminhado a todos os presidentes de Creas via e-mail.

Em seguida, teve início à discussão acerca dos temas pautados pelo Conselho Federal no âmbito das atividades desempenhadas pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP).

No momento das discussões relativas às atividades da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (CONP), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, sugeriu ao grupo a revisão dos critérios estabelecidos para o cumprimento do que determina a Rosa dos Ventos – sistema que norteia a renovação das representações dos Regionais com conselheiros federais das diversas modalidades profissionais no plenário do Confea. “Ressalto a importância de que seja levado em conta o desprestígio dos que ficaram prejudicados com a mudança das regras, para que, quando que for criada a nova regra, não haja reincidência de benefícios para alguns regionais em detrimento de outros”, explica.

Como resultado das discussões acerca dos assuntos concernentes à CAIS, o CP resolveu encaminhar ao plenário do Confea a proposta de inclusão da participação custeada, com o pagamento de diárias e deslocamento, do presidente do Crea e delegados regionais eleitos nos encontros microrregionais, sem mandato, na fase estadual do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), assim como a proposta de reconsideração da PL nº 0415/2016, quanto ao prazo estabelecido para a realização dos microrregionais e CEPs, para que ambos possam acontecer até o prazo final de 30 de junho de 2016.

IMG_0469Sobre o assunto pautado pela Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), quanto à renovação do Grupo de Trabalho (GT) Ordem Econômica (GTOE), foi feita a indicação de dois representantes do CP para integrar o GT, foram escolhidos os presidentes dos Crea-AM e Crea-MS, Cláudio Guenka e Dirson Freitag, respectivamente.

À tarde, o debate teve início com a proposta de inserção de exposição e debates sobre boas práticas dos Creas na 73ª Soea. A proposta foi acatada pelo CP e o presidente Joel Krüger assumiu o compromisso de enviar aos Creas documentos que vão viabilizar a participação daqueles que tenham interesse. Quanto à escolha do local da realização da 74ª Soea, não houve interessados e o assunto voltará a ser discutido na próxima reunião do grupo.

O presidente do Crea-GO, Francisco de Almeida, apresentou, de acordo com a pauta, proposta, uma pesquisa de satisfação feita pelo Regional, junto aos profissionais de Goiás. Os resultados satisfatórios, confirmados a partir da pesquisa, foram alvo de vários elogios de presidentes de outros Creas.

O tema eleições também fez parte das discussões. Sobre o processo foi proposto por alguns presidentes, eleições via internet. O tema também suscitou acalorada defesa de composição de uma Comissão Eleitoral, mais ética e isenta, que não trabalhe em defesa dos interesses de alguns, em detrimento dos candidatos que são contrários aos interesses do Confea.

A reunião foi concluída por volta das 19h, e será retomada amanhã, quarta-feira (13), às 9h.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE