Segundo dia do Crea Capacita acolheu reunião periódica de Presidência e Inspetorias

Ganharam destaque as ações desenvolvidos pelo Conselho para melhoria do atendimento aos profissionais e empresas

Mais um sábado de qualificação para os colaboradores das inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco. A programação do 2º Crea Capacita reuniu inspetores das 18 regionais para o alinhamento das ações em andamento e as previstas para o segundo semestre de 2023. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário FACOL e foi aberto pelo presidente em exercício, Clóvis Segundo, e pela Superintendente Técnica, Adriana Pereira.

“Somos um grande time. Eu tenho muita admiração pela equipe do Crea-PE, que trabalha bastante, e por todos os inspetores que fazem o trabalho do Conselho acontecer no interior do Estado”, disse o presidente em exercício do Crea-PE, Clóvis Segundo. De acordo com ele, haverá edições do Crea Capacita em todas as cidades onde há inspetoria e no município do Recife.

Durante a manhã, o gerente de Fiscalização, Naílson Pacelli, abordou em sua apresentação a estrutura básica do Crea-PE e as modalidades de fiscalização. Ele explicou que as ações de fiscalização servem para constatar a regularidade da atividade técnica, a participação do profissional habilitado e da empresa e o registro da responsabilidade técnica. Ao final, o resultado é registrado em relatório e, caso haja alguma irregularidade, os elementos necessários são descritos no documento.

“A inspetoria é o Crea descentralizado e os inspetores são as vozes do Conselho em cada região. Por isso, essa qualificação é importante para que os inspetores compreendam a atuação do Crea como um todo”, pontuou o gerente de fiscalização Nailson Pacelli.

INTEGRAÇÃO – À tarde, foi realizado o encontro entre Presidência e Inspetorias. A iniciativa chegou a sua 8ª edição em 2023 e tem como objetivo aproximar os colaboradores das inspetorias e alinhar as ações em desenvolvimento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

A Superintende Técnica Adriana Pereira apresentou os resultados do Conselho no período de 2021 a 2023. Na ocasião, foram destacadas as ações para o aperfeiçoamento dos serviços prestados aos profissionais e empresas, a exemplo da renovação do parque tecnológico, a redução do prazo para emissão do Acervo Técnico, a capacitação dos colaboradores, o agendamento eletrônico e o desenvolvimento de sistema informatizado 4.0. Além da instituição de quatro novas inspetorias – Floresta, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão e Jaboatão; e o escritório em Boa Viagem.

Na ocasião, foi aprovada a súmula da sétima reunião de integração, realizada no município de Floresta no mês de agosto, e apresentado os inspetores de Vitória de Santo Antão, os engenheiros civis Camila Tavares e Jorge Gomes, e os Garanhuns e Goiana, respectivamente, a engenheira ambiental Letícia Cavalcante e o engenheiro civil Jorge Balbino.

O evento foi concluído com a palestra “A importância da aproximação das Inspetorias com os órgãos públicos e entidades de classe”, comandada pelo conselheiro Bruno Lagos. A próxima reunião de integração entre Presidência e Inspetoria será realizada no município de Araripina, no Sertão do Araripe, nos dias 27 e 28 de outubro.