Seminário BIM promovido pela Mútua-PE atrai grande público

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), o Seminário BIM. A iniciativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua-PE), em parceria com a Câmara Brasileira de BIM (CBIM) e a Associação para o Desenvolvimento e Promoção do Bim em Pernambuco, tem como principal objetivo a qualificação profissional dos associados da Mútua.

A partir das 9h, o diretor Regional da Mútua-PE, Adriano Lucena abriu o encontro prestando informações sobre os serviços prestados pela Mútua. A gerente de Recursos Humanos do Crea-PE, Simone Guimarães falou em nome do presidente em exercício Fernando Lapenda da satisfação de receber os presentes e desejou a todos um bom evento.

Vencida a primeira etapa, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Max Andrade, falou sobre Introdução ao Building Information Modeling. Em seguida, o tema abordado pelos palestrantes Cleber Cavalcanti (ABIMPE), Fred Queiroz (ABIMPE) e Nathalia Bagagi (CBIM-PE), foi sobre “As ações Institucionais de Implantação do BIM”.

Após intervalo, foi a vez da apresentação de dois cases: o primeiro sobre Tecnologia BIM em Projetos de Engenharia, feito pelo representante da Techna Engenharia, Alberto Lopes e, o segundo, sobre A Utilização do BIM em Projetos de Edificações e de Infraestrutura na ATP Engenharia, feita pelo representante da ATP Engenharia, Rafael Silva.

O encontro, que teve uma interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi concluído após a abertura para perguntas e respostas, sobre os temas abordados.

O BIM – Building Information Modeling é a inovação tecnológica que promete inovar o processo construtivo. Representa uma ferramenta revolucionária para a construção civil, trazendo importantes mudanças tecnológicas para o setor, desde a utilização de novos métodos de trabalho, até novas posturas de relacionamento entre os profissionais envolvidos como arquitetos, projetistas, consultores, incorporadores e construtores.

Os presentes tiveram oportunidade de conhecer o Tecnoprev, plano de previdência privada da Mútua, que conta hoje com as taxas mais vantajosas do mercado.